Destaques

por anl — publicado 03/08/2016 16h50, última modificação 09/02/2021 17h41

Comissão de Educação aprova títulos de cidadania e Dia do Bairro Munir Calixto

por Geovana de Bortole publicado 17/10/2024 10h55, última modificação 18/10/2024 08h48
Comissão de Educação aprova títulos de cidadania e Dia do Bairro Munir Calixto

Foto: Ismael Vieira

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia se reuniu nesta quinta-feira (17.out) para a avaliação de três projetos de lei.

O colegiado foi presidido por Cleide Hilário (Republicanos), com as presenças de Delcimar Fortunato (PSDB), Professor Marcos (PT), Seliane da SOS (MDB) e João da Luz (Cidadania).

O projeto proposto por Afonso do Industrial (Avante), que institui no calendário de Anápolis o “Dia do Bairro Industrial Munir Calixto”, teve parecer favorável de João da Luz.

Dois títulos de cidadania anapolina foram aprovados pelos vereadores. O primeiro, de autoria de Afonso do Industrial, concede a honraria a Cristiano Alves Marques. Seliane da SOS foi a relatora. O outro, de Lisieux José Borges (PSB), outorga o título a Sergio Feliciano de Oliveira Mota. O relatório é de Delcimar Fortunato.

Os três projetos seguem para votação dos vereadores em Plenário.

Comissão de Finanças encaminha três projetos para votação dos vereadores em Plenário

por Geovana de Bortole publicado 17/10/2024 10h53, última modificação 17/10/2024 10h53
Comissão de Finanças encaminha três projetos para votação dos vereadores em Plenário

Foto: Ismael Vieira

Sob a presidência de Seliane da SOS (MDB), com as presenças de Policial Federal Suender (PL), Delcimar Fortunato (PSDB), Professor Marcos (PT), Seliane da SOS (MDB) e João da Luz (Cidadania), a Comissão de Finanças, Orçamento e Economia aprovou três projetos de lei em reunião realizada nesta quinta-feira (17.out).

Do presidente Dominguinhos do Cedro (PDT), dispõe sobre título de utilidade pública municipal concedido a JRMV Brazilian Jiu-Jitsu Association. Suender foi o relator.

Dois processos foram propostos pelo prefeito Roberto Naves. O primeiro dispõe sobre a permissão de uso das faixas exclusivas, e corredores de ônibus, por veículos integrantes da frota de transporte público individual – táxis - permissionários do Município de Anápolis, teve parecer de Delcimar Fortunato. O outro altera dispositivos na Lei Complementar nº 508, de 25 de novembro de 2022, que dispõe sobre a estimativa da receita e fixação da despesa do Município de Anápolis, Lei Orçamentária Anual – LOA para o exercício financeiro de 2023, na forma da legislação vigente, art. 165, inciso III, §5º da Constituição Federal, com relatório de João da Luz.

Os projetos foram encaminhados para a Mesa Diretora colocar à disposição dos vereadores em Plenário.   

Dia dos Professores é celebrado em sessão solene proposta por José Fernandes

por Fernanda Morais publicado 16/10/2024 07h20, última modificação 16/10/2024 07h30
Dia dos Professores é celebrado em sessão solene proposta por José Fernandes

Foto: Ismael Vieira

A Câmara Municipal realizou Sessão Solene em homenagem ao Dia dos Professores, celebrado nesta terça-feira, 15 de outubro. A iniciativa foi do vereador José Fernandes (MDB) com aprovação de todos os parlamentares da Casa.

Durante o evento 23 profissionais da educação receberam certificado de honra ao mérito. “Valorizo muito a educação e os professores. Desde a professora Onícia que me alfabetizou em 1984, até meu último professor em 2012, o Ramiro, médico ortopedista. Sou grato a todos que passaram em minha vida”, disse José Fernandes. 

José Fernandes citou em seu discurso que faz questão de participar de todas as reuniões de seus filhos na escola, pois reconhece que os professores colaboram na formação e no futuro de todos os cidadãos. 

"Minha vó foi professora na zona rural. Então cresci em um berço educacional. Tenho muito orgulho dessa história”, destacou o vereador citando que a Câmara realiza anualmente a entrega da Comenda Nadyr de Souza Andrade para homenagear a categoria.

“Mas atendendo a um pedido do meu amigo Leonardo Gomes da TecMais, que atua no setor de formação técnica para profissionais de saúde, fiz questão de propor essa tão importante honraria. Contem com nosso mandato na Câmara”, pontuou José Fernandes.

O coordenador Pedagógico da TecMais, Leonardo Gomes, ressaltou que os professores homenageados são responsáveis por mudar a vida de todos os alunos que passam por formação técnica na instituição. 

"Alguns dos nossos alunos estavam há 15, até 20 anos fora de uma unidade de ensino e encontram na TecMais, em nossa equipe, a oportunidade de voltar a sonhar, de mudar de vida. E isso é muito gratificante”, disse.

A Diretora da TecMais, Lorraine Qualto, falou que a missão de todos os professores da instituição é também manter o ambiente de trabalho saudável, pois, segundo ela, essa característica na empresa colabora para formação dos alunos. 

“Agradecemos ao vereador José Fernandes por reconhecer a importância dos professores que atuam na formação profissional técnica. Esses profissionais nutrem o mercado de trabalho e temos orgulho desse papel que temos na sociedade”, frisou

A professora Marília Gonçalves falou em nome dos homenageados. Para ela, fazer parte da história de tantos profissionais que trabalham na saúde é motivo de orgulho. 

“Todos nós que aqui estamos acolhemos nossos alunos e queremos que eles sejam profissionais capacitados para o trabalho. Por onde passamos somos um ponto de luz na vida de cada um que faz parte da nossa história”, concluiu.

Homenageados:

Alexandre Lacerda
Ana Paula de Lima Macedo Costa
Carlos Eduardo Bento
Dayane Nascimento
Denise Barbosa
Dikaelly Paes ferreira Silva
Juliane de Souza
Letícia Carvalho
Marco Aurélio Batista
Marília Gonçalves
Murilo Elias
Náthala Maria Simão
Renata Gonçalves Rodrigues
Robson Tadeu
Rodolfo Lino
Thaís Ribeiro Lobo
Thiago Brasil
Valéria Carneiro 
Valéria de Fátima Nascimento Silva
Leonardo Gomes Costa
Silmara Serena
Lorraine Qualto
Luzeni Pires

Comissão de Urbanismo aprova projeto que permite taxistas usarem faixa de ônibus

por Geovana de Bortole publicado 15/10/2024 10h19, última modificação 15/10/2024 10h19
Comissão de Urbanismo aprova projeto que permite taxistas usarem faixa de ônibus

Foto: Ismael Vieira

A Comissão de Urbanismo, Transporte, Obras, Serviços e Meio Ambiente aprovou o projeto do Executivo, que dispõe sobre a permissão de uso de faixas exclusivas, e corredores de ônibus, por veículos integrantes de frota de transporte público individual – táxis -  permissionários do município de Anápolis.

A comissão foi presidida por Frederico Godoy (Agir), com as presenças de Cleide Hilário (Republicanos), Jakson Charles (PSB) e Afonso do Industrial (Avante).

Comissão de Constituição, Justiça e Redação encaminha projetos para Comissão de Educação

por Geovana de Bortole publicado 15/10/2024 10h15, última modificação 15/10/2024 10h15
Comissão de Constituição, Justiça e Redação encaminha projetos para Comissão de Educação

Foto: Ismael Vieira

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprovou três projetos de lei, que seguem para análise para a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.

A comissão foi presidida por Thaís Souza (Republicanos), com presenças de Afonso do Industrial (Avante), Jakson Charles (PSB) e Lisieux José Borges (PSB).

Dois projetos foram propostos pelo vereador Afonso do Industrial. O primeiro institui no calendário oficial do município de Anápolis o “Dia do Bairro Industrial Munir Calixto”, a ser comemorado anualmente em 9 de novembro ou na semana. Jakson Charles foi o relator. O outro documento concede título de cidadania anapolina a Cristiano Alves Marques.

O processo de Lisieux José Borges, que concede título de cidadania anapolina a Sergio Feliciano de Oliveira Mota foi relatado por Afonso do Industrial.

A matéria do vereador Policial Federal Suender (PL), que concede incentivo fiscal, mediante desconto de IPTU, aos proprietários de imóveis que promovam a recuperação e conservação de suas fachadas na região central do município teve parecer contrário do relator Jakson Charles e segue para a Mesa Diretora.

Comissão de Constituição, Justiça e Redação encaminha projetos para comissões de mérito

por Geovana de Bortole publicado 10/10/2024 11h10, última modificação 11/10/2024 08h52
Comissão de Constituição, Justiça e Redação encaminha projetos para comissões de mérito

Fotos: Ismael Vieira

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação se reuniu nesta quinta-feira (10.out) para a avaliar dez projetos de lei.
Nove projetos foram aprovados e encaminhados para as próximas comissões. Um projeto recebeu parecer contrário do colegiado, que foi presidido por Thaís Souza (Republicanos), com as presenças de Afonso do Industrial (Avante), Jakson Charles (PSB), Cleide Hilário (Republicanos), Lisieux José Borges (PSB), Cabo Fred Caixeta (PRTB) e João Feitosa (PP).
Três vetos do Executivo e um projeto de lei foram encaminhados para votação dos vereadores em Plenário:
Veto Integral ao Autógrafo de Lei nº 034/2024 que, dispõe sobre a instalação de barreiras com altura máxima permitida para veículos de cargas transitarem pelas vias públicas do Município de Anápolis-GO. (iniciativa Domingos Paula). Cleide Hilário foi a relatora.
Veto Integral ao Autógrafo de Lei nº 042/2024 que, dispõe sobre a priorização na disponibilidade de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e nas Escolas
Municipais de Ensino Fundamental para os filhos e filhas de mulheres que vivem uma maternidade atípica – mães solos e com crianças com deficiências, no Município de Anápolis, e
dá outras providências. (iniciativa Cleide Hilário). Afonso do Industrial relatou o processo.
Veto Integral ao Autógrafo de Lei nº 069/2024 que, altera a redação do inciso i do parágrafo único do artigo 23 da Lei Complementar nº 279/2012 – Código de Posturas de
Anápolis e dá outras providências. (iniciativa Policial Federal Suender). Cleide Hilário emitiu parecer favorável ao veto.
O projeto do vereador Policial Federal Suender (PL), que cria o Programa Municipal de Estágio no município de Anápolis teve parecer desfavorável do relator Lisieux José Borges.
A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia vai avaliar três processos:
De João da Luz (Cidadania), dispõe sobre a alteração da denominação da Rua 6 para Rua Carlos Nunes Gonçalves. Lisieux foi o relator.
Proposto pelo prefeito Roberto Naves, denomina o Centro Municipal Infantil de Professora Adriana Lima Silva e Cruz. João Feitosa relatou o processo.
Da Mesa Diretora, denomina o tombamento do painel artístico instalado na parede externa do Centro Administrativo Adhemar Santillo. O relatório é de Cleide Hilário.
Foram encaminhados para a Comissão de Finanças, Orçamento e Economia os seguintes documentos:
Do presidente Dominguinhos do Cedro (PDT), dispõe sobre o título de utilidade pública municipal concedido a JRMV Brazilian Jiu-Jitsu Association. Afonso do Industrial foi o relator.
Do prefeito Roberto Naves, altera dispositivos na Lei Complementar nº 508, de 25 de
novembro de 2022, que dispõe sobre a estimativa da receita e fixação da despesa do Município de Anápolis, Lei Orçamentária Anual – LOA para o exercício financeiro de 2023, na forma da legislação vigente, art. 165, inciso III, §5º da Constituição Federal. Cleide Hilário emitiu o parecer favorável.
A Comissão de Urbanismo, Transporte, obras, Serviços e Meio Ambiente vai avaliar o projeto do Executivo que dispõe sobre a permissão de uso das faixas exclusivas, e corredores de ônibus, por veículos integrantes da frota de transporte público individual – táxis - permissionários do Município de Anápolis.

 

Abertura do Congresso de Psicologia da Região Pirineus é realizada na Câmara

por Geovana de Bortole publicado 10/10/2024 10h31, última modificação 10/10/2024 10h31
Abertura do Congresso de Psicologia da Região Pirineus é realizada na Câmara

Foto: Ismael Vieira

O plenário Teotônio Vilela foi palco da abertura do Congresso de Psicologia da Região Pirineus, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Goiás, em parceria com a Câmara de Anápolis, na noite de quarta-feira (10.out).

O vereador Professor Marcos (PT), graduado em psicologia, participou do evento. O parlamentar disse que a ação é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia com seu mandato. “Estamos recebendo toda a região, e é muito importante discutir o compromisso profissional, ético e a construção de uma psicologia crítica. Nós, enquanto psicólogos, estamos sempre tentando construir os melhores caminhos para a profissão e para a sociedade”, afirmou.

O vice-presidente do Conselho, Marco Aurélio da Silva Lima, ressaltou que o objetivo do congresso é trazer os psicólogos de todo interior do estado para discutir a psicologia enquanto ciência e profissão. “Estamos muito felizes em realizar o primeiro congresso da região Pirineus na cidade de Anápolis. Pretendemos dar voz a psicologia em todo estado de Goiás”, disse.

No primeiro dia, o psicólogo Pedro Paulo Bicalho ministrou a palestra magna “Por uma psicologia crítica, transformadora e ética: a luta antimanicomial ainda não acabou”.

Em dois dias de evento, o congresso oferece minicursos, oficinas e conta comparticipantes de todas as regiões do Brasil.

 

 

 

Ações do documento

registrado em: