Destaques

por anl — publicado 03/08/2016 16h50, última modificação 09/02/2021 17h41

Presidente Andreia Rezende participa do lançamento do ‘Visão Nota 10’, fruto de lei de sua iniciativa criada em 2023

por Orisvaldo Pires publicado 19/11/2025 12h05, última modificação 21/11/2025 10h22
Presidente Andreia Rezende participa do lançamento do ‘Visão Nota 10’, fruto de lei de sua iniciativa criada em 2023

Presidente Andreia Rezende participa do lançamento do ‘Visão Nota 10’, fruto de lei de sua iniciativa criada em 2023

A Lei Municipal 4.271, de 26 de abril de 2023, de iniciativa da presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereadora Andreia Rezende (Avante), criou o projeto ‘Visão do Futuro’, no contexto da Semana Municipal de Combate, Prevenção e Conscientização de Problemas Visuais nas crianças das escolas municipais.

Essa legislação é a referência para o programa ‘Visão Nota 10’, lançado pela Prefeitura de Anápolis na manhã desta quarta-feira (19.nov), no auditório do Centro Administrativo Adhemar Santillo, que vai beneficiar com consultas e exames oftalmológicos todos os alunos da rede municipal de educação, além de fornecer aos estudantes óculos de forma gratuita.

Andreia Rezende, visivelmente emocionada, falou aos presentes sobre a importância desse programa. Citou uma experiência pessoal para mostrar que detectar problemas de visão ainda no início do problema é essencial para evitar que as doenças oculares evoluam. Ela ressaltou que é comum que crianças enfrentem dificuldade de aprendizagem porque têm visão afetada por alguma patologia.

A solenidade teve a presença do prefeito Márcio Corrêa (PL) e da primeira-dama e secretária de Assistência e Políticas Sociais, Carla Lima. Segundo eles, é prioridade da gestão municipal atender aos 38 mil estudantes da rede municipal. Eles entregaram óculos a 35 estudantes que participaram dos exames de vista durante a programação do Dia das Crianças, realizada em outubro, nas dependências do Kartódromo Internacional.

O deputado estadual Amilton Filho (MDB) também participou do lançamento do programa ‘Visão Nota 10’. É dele a emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões que assegura a realização do atendimento oftalmológico a todos os alunos da rede, em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal.

As 35 crianças que receberam os óculos no ato realizado na quarta-feira (19.nov) estavam acompanhados dos pais. Nos depoimentos que deram durante o evento falaram sobre a satisfação em receber os óculos. Alguns deles disseram que, se não fosse a doação, dificilmente teriam condições de adquirir os óculos.

(Foto – Jorge Luiz)

Comissão Especial avança na revisão do Plano Diretor em sétima reunião

por Gabriel Pires publicado 19/11/2025 18h45, última modificação 19/11/2025 18h45
Comissão Especial avança na revisão do Plano Diretor em sétima reunião

Foto: Leandro Lage

A Câmara Municipal realizou, na tarde desta quarta-feira (19), a sétima reunião da Comissão Especial responsável pela revisão do Plano Diretor. O encontro reuniu o presidente do comitê, vereador Wederson Lopes (União Brasil), além dos parlamentares Domingos Paula (PDT), Seliane da SOS (MDB), Elias do Nana (PSD), Frederico Godoy (Agir) e Alex Martins (PP).

Após a reunião, o vereador Wederson Lopes destacou sua satisfação com os avanços obtidos até o momento e reforçou o otimismo em relação ao andamento da elaboração do novo Plano Diretor.

“Estamos vivendo um momento histórico na câmara municipal de Anápolis. Através da criação dessa comissão especial oito meses antes do momento de votação da lei, os vereadores já estão se aprofundando nas discussões. Isso nos deixa muito otimistas. Hoje finalizamos as reuniões do ano, agora vamos elaborar um documento baseado em tudo aquilo que foi falado e sugerido, entregar  na primeira semana de dezembro ao núcleo gestor do Plano Diretor, que fez parte dessa reunião, que é onde surge o projeto. Retornaremos no próximo ano, a partir do mês de fevereiro, em uma outra etapa para avançar nas discussões da atualização do nosso Plano Diretor”, concluiu o parlamentar. 

Também participou da discussão o subsecretário de Habitação, Fausto Mendes, que enfatizou os temas abordados e ressaltou a importância desse processo para o desenvolvimento da cidade.

“Hoje a reunião foi muito proveitosa, a Câmara de Vereadores pôde ter o entendimento do que é o núcleo do Plano Diretor, o que é a Comissão de Avaliação do Parcelamento do Solo, quais são as suas atribuições, como é o andamento de um processo de revisão do Plano Diretor. Foi muito importante esse momento, acho que as dúvidas puderam ser sanadas, saímos muito gratos”, ressaltou. 

Câmara de Anápolis homenageia engenheiros civis com Certificado Dido Gonzaga Jaime

por Wellington Borges — publicado 19/11/2025 13h35, última modificação 19/11/2025 17h32
Câmara de Anápolis homenageia engenheiros civis com Certificado Dido Gonzaga Jaime

Homenagem é em alusão ao Dia do Engenheiro (Foto: Allyne Laís)

A Câmara Municipal de Anápolis realizou na noite desta terça-feira (18.nov) uma sessão solene em homenagem aos engenheiros civis do município. A iniciativa, proposta pelo vereador Jean Carlos (PL), marcou o Dia do Engenheiro Civil com a entrega do Certificado Dido Gonzaga Jaime, que reconhece o papel fundamental desses profissionais no desenvolvimento da cidade.

O vereador Jean Carlos, autor da homenagem, destacou o peso da categoria no cenário local e seu impacto na estrutura urbana. Segundo ele, "a Câmara Municipal tem buscado prestigiar e homenagear diversos segmentos, diversas categorias de profissionais na cidade de Anápolis, e não diferente com o engenheiro civil". O proponente sublinhou que os engenheiros têm "um papel decisivo no crescimento econômico da cidade" e fazem parte de "uma cadeia produtiva muito forte".

A honraria concedida leva o nome do engenheiro Dido Gonzaga Jaime, um dos pioneiros e primeiros servidores públicos municipais da área. Jean Carlos explicou a escolha detalhando o legado do engenheiro e lembrou que ele "teve obras marcantes, como por exemplo o antigo Centro Administrativo e o Museu Histórico.

A presidente da Câmara Municipal, Andreia Rezende (Avante), enfatizou o vínculo direto entre a engenharia e o avanço municipal. Para ela, quando se fala da engenharia civil, "a gente fala do progresso, do desenvolvimento da nossa cidade e nada mais justo do que homenagear esses profissionais que escrevem a história da nossa cidade junto às nossas construções". Ela parabenizou a iniciativa e reforçou o potencial de crescimento: "Com certeza, cada vez vamos avançar mais no desenvolvimento econômico ao lado deles".

O deputado estadual Coronel Adaílton (Solidariedade) também compareceu à solenidade e ressaltou a importância do ato de construir. "As profissões todas são de grande relevância, mas o engenheiro civil, quando a gente fala de construção e a palavra construir é muito importante", afirmou. O deputado complementou a ideia de responsabilidade técnica: "Eles são os responsáveis técnicos pelas construções, dando inclusive garantias que essa construção foi bem feita e que tem a responsabilidade de um profissional gabaritado, competente da engenharia".

A satisfação foi compartilhada por um dos colegas de profissão na casa legislativa. O vereador Wederson Lopes (União), que também é engenheiro civil, expressou sua emoção ao homenagear seus pares: "Sem dúvida, é uma alegria, é uma satisfação e um sentimento diferente, estar homenageando meus colegas engenheiros, pessoas que fazem parte da mesma formação, da mesma profissão que é tão importante, que é uma profissão que realiza sonhos". Ele ainda pontuou o papel econômico da categoria, afirmando que ela "é a primeira profissão quando existe uma crise financeira que comanda a retomada econômica de um país, de uma cidade, de uma nação".

Representando a classe, o engenheiro e secretário municipal de Obras Thiago de Sá Lima manifestou o orgulho pela homenagem, dizendo que a profissão "o mundo não vive sem" e que as pessoas "em tudo praticamente que se aproximam, tocam, utilizam infraestrutura, suas casas, dependem também dos engenheiros civis".

Complementando a visão acadêmica, o coordenador do curso de Engenharia Civil da UniEvangélica, Joaquim Parada, celebrou o reconhecimento como um "ator econômico da região", essencial para "trazer a viabilidade econômica para o poder público também".

Rodrigo Jaime, filho do homenageado que dá nome ao certificado, expressou a honra de representar a família e reconheceu o esforço de todos os formados na área e destacou o reconhecimento pela complexidade da área. "Eu cursei Engenharia por dois anos, eu sei que não é fácil terminar essa faculdade. Cálculo, resistência de materiais, é realmente um curso muito pesado e complexo".

Veja a lista completa de homenageados abaixo:

  • Brenda Ferreira Fleury Campos

  • Bruna Lacerda de Morais

  • Thiago de Sá Lima

  • Wilder Pedro de Morais

  • Danielle Lage Soarres Azevedo

  • Danielle Shizue Hatsugai Ribeiro

  • Dyece Hellen dos Santos Paulo

  • Éden Albert Baião Vigilato

  • Edgar Braz de Oliveira

  • Emanuela Curado Pfrimer

  • Fabricio Montes Ribeiro Soares

  • Gabriela Freire Diogo de Oliveira

  • Henrique Carvalho Zini

  • Henrique Miranda da Silva

  • Jessika Leite

  • Joaquim Orlando Parada

  • Jordan Ribeiro Guimarães

  • Levi Borges Soares Junior

  • Luiz Felipe de Souza Pina

  • Marcelo Samuel Alves da Cruz

  • Márcio Gabriel Moreira

  • Pablo Ferreira Dias

  • Pedro Henrique Borges Costa

  • Rawlynsson Silva Ottoni

  • Rayckaff Pedro do Nascimento

  • Renato Leite Martins da Silva

  • Rodolfo Rodrigues de Sousa Borges

  • Romy Braulio Guedes Junior

  • Rossini Farnezi

  • Vinícius César Gomes

  • Vinicius Miguel Sardinha da Rocha

Câmara reconhece Banda de Percussão Dr. Genserico Gozanga Jaime como Patrimônio Cultural Imaterial do Município

por Wellington Borges — publicado 19/11/2025 13h38, última modificação 19/11/2025 13h38
Câmara reconhece Banda de Percussão Dr. Genserico Gozanga Jaime como Patrimônio Cultural Imaterial do Município

Banda é uma das apresentações mais aguardadas em desfiles em Anápolis (Foto; Allyne Laís)

Por unanimidade dos presentes, a Câmara Municipal de Anápolis aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (19.nov), o PLO 341/2025, que reconhece a Banda de Percussão Dr. Genserico Gozanga Jaime como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. De autoria da presidente da Câmara, Andreia Rezende (Avante), a proposta visa valorizar, preservar e promover as atividades culturais desenvolvidas pela referida banda, como forma de incentivo à música, à arte e à cidadania.

Em sua justificativa, a vereadora destacou que a banda está inserida no Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, e tem objetivo de despertar nos alunos o compromisso, a responsabilidade e o protagonismo social, aliando o desenvolvimento artístico à formação cidadã.

“As aulas práticas e teóricas possibilitam o aprimoramento de aspectos físicos, cognitivos, psicomotores, de percepção espacial e coordenação motora, além de estimular a sensibilidade estética, a disciplina e o trabalho em equipe”, destaca.

A parlamentar ainda pontuou que historicamente, a banda é uma das apresentações mais aguardadas do Desfile do Aniversário de Anápolis e da Independência do Brasil, reunindo grande público e reconhecimento pela excelência sonora, harmonia e coreografias. “Em apresentações dentro e fora do Estado, orgulho e admiração, levando o nome de Anápolis a milhares de pessoas”.

O texto agora segue para sanção do Executivo do município.

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos aprova projeto que visa sensibilizar contra o abandono da pessoa idosa

por Geovana de Bortole publicado 19/11/2025 10h46, última modificação 19/11/2025 10h46
Comissão de Defesa dos Direitos Humanos aprova projeto que visa sensibilizar contra o abandono da pessoa idosa

Foto: Allyne Laís

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e da Pessoa com Deficiência se reuniu na manhã de quarta-feira para avaliar dois projetos de lei.

O colegiado foi presidido por Frederico Godoy (Agir), com presenças de Reamilton do Autismo (Podemos) e Capitã Elizete (PRD).

Foi aprovado o projeto que dispõe sobre a instituição no Calendário Oficial de Eventos do Município de Anápolis, a Semana Municipal de Sensibilização Contra o Abandono da Pessoa Idosa, no âmbito do município de Anápolis. Reamilton do Autismo foi o relator. O processo segue para a Comissão de Finanças.

Também avançou o processo que dispõe no calendário oficial do município de Anápolis o “Dia Municipal da Conscientização sobre a Paralisia Cerebral” no município de Anápolis.  Capitã Elizete relatou a matéria, que foi encaminhada para a Comissão de Educação.

Câmara Municipal concede Título de Cidadania Anapolina a Orivaldo de Souza

por Gabriel Pires publicado 18/11/2025 16h58, última modificação 18/11/2025 16h58
Câmara Municipal concede Título de Cidadania Anapolina a Orivaldo de Souza

Foto: Geraldo Fleury

Na noite desta segunda-feira (17.nov), a Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadania Anapolina a Orivaldo de Souza. O vereador Elias do Nana (PSD), propositor da homenagem, enalteceu os serviços de Orivaldo para a cidade, tanto no setor público, quanto como radialista, onde conquistou vários ouvintes em Anápolis. 

“É uma sensação de muita alegria, o conhecido como quarentinha, mais de 10 anos de prefeitura, 50 de rádio, encontristo, cursilhista. Um cara sensacional aí que merece ser anapolino igual a gente aqui, porque faz parte da nossa história. Fica muito feliz por estar homenageando esse grande amigo”, concluiu o vereador. 

Nascido em Minas Gerais no ano de 1952, Orivaldo se mudou para Anápolis ainda na infância, onde se firmou como voz  no rádio de diversos anapolinos. Durante a sessão, Orivaldo se mostrou feliz e satisfeito com a homenagem, agradecendo a todos os presentes e ao vereador pela iniciativa. 

“É uma homenagem muito especial. Todo mundo dá algo para receber esse tipo de homenagem e eu não sou diferente. Então para mim é uma satisfação muito grande receber essa homenagem que não sei se eu mereço, mas eu tenho que agradecer muito o vereador Elias do Nana, por esse evento que ele promoveu, eu estou muito satisfeito”, ressaltou. 


Audiência da Alego em Anápolis: vereadores pedem mais recursos para o Heana e atenção à mobilidade, drenagem e população idosa

por Marcos Vieira publicado 18/11/2025 13h13, última modificação 18/11/2025 13h13
Audiência da Alego em Anápolis: vereadores pedem mais recursos para o Heana e atenção à mobilidade, drenagem e população idosa

Audiência pública discutiu Lei Orçamentária Anual do Governo de Goiás (Foto: Allyne Laís)

Durante audiência pública da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) na Câmara Municipal, nesta terça-feira (18.nov), vereadores pediram a inclusão do Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) no plano de fortalecimento da saúde goiana. O evento, realizado pela Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Alego, tratou do aprimoramento da Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo de Goiás para o ano de 2026.

O pedido em favor do Heana também foi levantado pelo deputado Coronel Adailton (SD), presente na audiência ao lado do deputado Amilton Filho (MDB). A audiência foi conduzida pelo deputado Wagner Camargo Neto (SD), que preside o colegiado que realiza o ciclo de debates sobre a LOA 2026.

Falaram sobre a importância de inclusão de melhorias do Heana no Orçamento estadual os vereadores Jakson Charles (PSB), Leitão do Sindicato (Avante) e Alex Martins (PP). Jakson também pediu a construção de um anel viário que ligue o Daia à ANS10 e à BR-060. Alex reivindicou ainda recursos para a drenagem urbana e para a mobilidade. Já a vereadora Capitã Elizete (PRD) observou a importância de programas de cuidado com idosos nos recursos estaduais.

A presidente Andreia Rezende (Avante) também defendeu a saúde pública de Anápolis no orçamento estadual. Segundo ela, é preciso melhorar a Regulação de responsabilidade do Governo de Goiás para algumas especialidades médicas, entre elas as vasculares. “Temos ainda muitas pessoas há muito tempo na fila para procedimentos que são regulados pelo Estado”, destacou.

Andreia destacou a importância de Anápolis fazer parte do ciclo de debates da LOA, pois a audiência pública é uma oportunidade de cidadãos locais fazerem a defesa dos interesses da cidade. “Precisamos de investimentos, mas não participamos da conversa, então esse é o momento de ampliar o diálogo. Em nome da Câmara agradeço escolher nossa casa”, frisou.

O gerente de Elaboração e Revisão Orçamentária da Secretaria de Estado da Economia, Pedro Henrique da Silva Nogueira, fez uma breve apresentação dos números da LOA 2026. Segundo ele, as despesas do poder público estadual somam R$ 53,4 bilhões, com R$ 16,9 bilhões para o custeio da máquina e R$ 29 bilhões com o funcionalismo.

A LOA reserva R$ 567,891 milhões as emendas impositivas dos deputados estaduais, o que representa R$ 13,851 milhões para cada um dos 41 integrantes da Alego. Existe a obrigação legal de que 70% desse recurso seja destinado à saúde e à educação. O Estado destina R$ 2,9 bilhões para a infraestrutura, R$ 1,6 bilhão para o social e R$ 2 bilhões para a educação.

Segundo o deputado Wagner Neto, o prazo para os deputados definirem suas emendas vai até 3 de dezembro. Entre 4 e 10 de dezembro, o relator da LOA 2026, deputado Lineu Olímpio (MDB), apresentará seu relatório. Em 15 de dezembro acontece a votação do texto do projeto.

Anápolis foi a terceira cidade a receber a audiência da Alego. Goiânia e Mineiros foram os primeiros municípios contemplados e novos encontros serão realizados em Nova Crixás, Posse e Jaraguá.

A Lei Orçamentária Anual estima a receita e fixa a despesa do Estado de Goiás. É a norma que define o plano financeiro do Governo, indicando em quais áreas serão investidos os recursos, como saúde, educação e infraestrutura.

Ações do documento

registrado em: