Destaques

por anl — publicado 03/08/2016 16h50, última modificação 09/02/2021 17h41

Câmara inicia reuniões com pré-candidatos a prefeito de Anápolis; nomes do PSD são os primeiros

por Marcos Vieira publicado 24/04/2024 12h48, última modificação 24/04/2024 12h48
Câmara inicia reuniões com pré-candidatos a prefeito de Anápolis; nomes do PSD são os primeiros

(Foto: Ismael Vieira)

A Câmara de Anápolis começou, nesta quarta-feira, 24, a receber pré-candidatos a prefeito, em uma iniciativa de abrir diálogo com todos aqueles que se colocam como pretensos postulantes à disputa majoritária deste ano.

Estiveram na presidência da Casa os pré-candidatos do PSD, João Gomes, Jader Melo e Karim Abrahão. Eles foram recebidos pelo presidente Dominguinhos do Cedro (PDT), em um evento que também contou com o vereador Reamilton Espíndola (Podemos) e dois ex-vereadores, Valdair de Jesus e Paulo de Lima.

“Essa é uma iniciativa positiva do Poder Legislativo, mostrando que a Câmara tem compromisso com a cidade de Anápolis, tem compromisso com o eleitor anapolino. Estamos conversando com os pré-candidatos e entregando a eles a LDO. Aproveitamos para tirar dúvidas e mostrar que o Legislativo está sempre do lado da população anapolina”, ressaltou Dominguinhos.

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), atualmente em tramitação na Câmara, de autoria do Executivo, traçará as bases para a confecção do orçamento municipal para 2025, que será gerido pelo prefeito eleito em outubro. Daí a ideia de entregar uma cópia para cada pré-candidato, para que os planos de governo possam ser feitos baseados na realidade financeira da máquina pública.

O pré-candidato Karim Abrahão classificou a iniciativa como “fantástica”. “Tendo acesso a números, o que está sendo feito aqui, nós, como pré-candidatos, podemos definir qual vai ser a nossa atuação. Quero parabenizar a Câmara e todos os vereadores através do presidente Dominguinhos”, ressaltou.

João Gomes comentou que o projeto é “altamente positivo”. “A Câmara aparece em um momento importante da cidade. É um pleito que se avizinha e o papel da Câmara é importante durante a gestão, mas também nessa pré-campanha. Parabéns ao presidente, aos 23 vereadores. Agradeço a oportunidade dada ao PSD”, afirmou.

Jader Melo também classificou a visita como “importantíssima”. O pré-candidato destacou o significado de se discutir o orçamento de 2025, algo que preciso ser bem pensado, pois os pré-candidatos precisam colocar os investimentos que a cidade precisa.

Câmara faz homenagem em comemoração aos 74 anos do INMCEB

por Fernanda Morais publicado 23/04/2024 16h45, última modificação 23/04/2024 16h46
Câmara faz homenagem em comemoração aos 74 anos do INMCEB

Homenagem aos 74 anos do INMCEB - Foto: Geraldo Fleury

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Domingos do Cedro (PDT), recebeu nesta terça-feira (23.abr),a diretoria do Instituto de Medicina do Comportamento Eurípedes Barsanufo (INMCEB), mais conhecido por Sanatório Espírita.

Na ocasião os presentes receberam um Certificado de Honra ao Mérito pelos 74 anos de serviços prestados no setor de saúde mental em Anápolis, em Goiás e em todo Brasil.

“Sabemos que o instituto é referência nacional na área de saúde mental e que dá suporte não apenas aos pacientes, mas para toda a família dos assistidos. Hoje queremos deixar o Poder Legislativo a disposição para ser parceiro do hospital”, disse o presidente Dominguinhos. 

Uma das ações que serão realizadas, de acordo com o presidente, é a busca de emendas parlamentares para o INMCEB. “Como fizemos recentemente com a Maternidade Dr. Adalberto. Nossa função enquanto vereador é correr atrás de todos aqueles que foram eleitos com votos de Anápolis e cobrar a destinação de recursos para a cidade”, pontuou.

O vereador Leandro Ribeiro (MDB), também participou da conversa. Leandro e o presidente Dominguinhos se comprometeram a destinar R$ 75 mil de suas emendas parlamentares para o exercício de 2025 ao hospital.

“Podem contar com a gente para o início desse trabalho”, disse Leandro Ribeiro. "Vamos conversar com outros vereadores e começar a busca por recursos para o INMCEB”, confirmou o presidente.

INMCEB

O Instituto de Medicina do Comportamento Eurípedes Barsanulfo (INMCEB) é uma entidade filantrópica que oferece a população um serviço focado em atender as necessidades dos indivíduos portadores de transtornos mentais e seus familiares.

A unidade disponibiliza uma equipe multiprofissional com diversos especialistas nas áreas de psiquiatria, psicólogia, terapias, enfermagem e assistência social que atuam em sintonia para desenvolver um tratamento individual e direcionado para cada um dos pacientes.

O presidente do INMCEB, Elcival Vitor Silva, agradeceu a homenagem e a parceria com o Legislativo. Elcival convidou o presidente Dominguinhos e demais vereadores para uma visita no hospital com a finalidade de mostrar a estrutura e a qualidade dos serviços que são oferecidos aos usuários. 

Ainda segundo Elcival, o INMCEB é considerado o segundo melhor hospital psiquiátrico do Brasil, o único de Goiás com atendimento 24 horas e que oferece suporte também ao público infanto-juvenil.

As vereadora, Mirian Garcia também prestigiou a homenagem.

Homenageados

Elcival Vitor Silva – presidente
Zilmar Rezende Pereira – vice-presidente e diretor executivo
Jorge Cecílio Daher Junior – diretor médico
Denver Carnielo Rezende – gerente
Helvécio Costa de Oliveira – secretário
Gercivany Paula de Almeida – Departamento Financeiro
Sandra Rezende Cavalcante – Departamento de Pessoal
Vanessa Araújo de Paiva Mendes – Recursos Humanos

Câmara é palco do 2º Fórum Animal, com palestras de diferentes especialistas

por Marcos Vieira publicado 19/04/2024 14h04, última modificação 19/04/2024 14h04
Câmara é palco do 2º Fórum Animal, com palestras de diferentes especialistas

(Foto: Guto Neves)

A Câmara de Anápolis foi palco do 2º Fórum Animal, realizado pela vereadora Seliane da SOS (MDB) na noite de quarta-feira (17.abr). Estudantes universitários e ativistas acompanharam diferentes palestras no plenário Teotônio Vilela, que versaram sobre o tema proteção e direitos dos animais.

O superintendente geral da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás, Ricardo Matos, falou sobre o trabalho realizado pelo IML Veterinário do órgão. Já o delegado regional de Polícia Civil, Fábio Vilela, deu um panorama da atuação da corporação em relação à denúncias de maus tratos de animais.

A médica veterinária Elisângela Sobreira abordou o tráfico de animais silvestres. Também médica veterinária, Suyan Brethel falou sobre maus tratos de cavalos utilizados para tração de carroças.

O deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou leis de sua autoria que tratam da causa animal, expondo um panorama completo dos avanços em termos de legislação estadual, as motivações para os projetos e o que ele pretende ainda colocar em tramitação para apreciação da Assembleia Legislativa.

O deputado comunicou também que estava destinando R$ 150 mil do montante a que tem direito de emendas impositivas para a SOS Animais, organização não governamental fundada e coordenada pela vereadora Seliane.

“Foi um evento extraordinário. Foi difundido muito conhecimento por profissionais que vivenciam a causa animal, que são totalmente dedicados a esse trabalho”, avaliou a vereadora.

Seliane também agradeceu os recursos que chegam via o deputado Eduardo para a ONG SOS Animais. “Fico feliz porque é assim que a gente constrói, dando as mãos. A causa precisa, a entidade precisa. Estou muito feliz”, finalizou.

Câmara concede títulos de cidadania anapolina, cidadã benemérita e moções de aplauso

por Geovana de Bortole publicado 19/04/2024 10h41, última modificação 19/04/2024 10h41
Câmara concede títulos de cidadania anapolina, cidadã benemérita e moções de aplauso

Foto: Ismael Vieira

Na noite de quinta-feira (19.abr), a Câmara de Anápolis realizou sessão solene para entrega de Título de Cidadania Anapolina a Antônio Frederico Neto, Paulo Roberto Ribeiro Coutinho, Kátia Cilene Costa Fernandes e Ingrid Bahia Chaves; Título de Cidadã Benemérita da Comunidade a Fernanda Faria dos Santos; e Moção de Aplausos aos grupos Baque Trinca Ferro e Sambadeiras do Cerrado.
A iniciativa partiu do vereador Professor Marcos (PT), com apoio de todos os parlamentares.
Durante a solenidade, o vereador enalteceu cada homenageado, falando sobre suas trajetórias e destacando a importância de todos por suas contribuições para a cultura anapolina.
Os homenageados discursaram na tribuna e agradeceram pelo reconhecimento.
No final do evento, os grupos Sambadeiras do Cerrado e Baque Trinca Ferro se apresentaram para o público presente.
Conheça a história dos homenageados:
Antônio Frederico Neto - cidadania anapolina
Nasceu em São Paulo, e veio para Anápolis com seus pais, que montaram a fábrica de Bolacha Santa Filomena.
É médico cardiologista, servidor público municipal aposentado e servidor público federal em exercício, como médico perito do INSS.
Ingressou no mundo das artes como crítico de artes nos salões Anapolino de artes da época, atuando também como músico percussionista e atuou também como diretor teatral, atualmente realiza trabalhos como ator de cinema em produções cinematográficas da cidade de Anápolis.
Antônio Frederico Neto é casado e pai de três filhos.

 
Paulo Roberto Ribeiro Coutinho - cidadania anapolina
Carioca, cresceu no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Adepto ao esporte desde a adolescência quando iniciou Karatê; Boxe Taylandes e Capoeira.
Mais Conhecido como Professor Paulinho, fundou o a Roller Show, que posteriormente passou a se chamar Galpão Skate Park, que deu início a organização do skate e dos patins em Anápolis. Em seguida foram fundadas as seguintes Associações: a APA - Associação de Patinadores de Anápolis e AASK8 - Associação Anapolina de Skate Board, que presidiu por dez anos.
Professor Prático, estudou educação física na Faculdade Falber e atualmente é professor integrante da diretoria de esportes, ministra aulas de skate e patins.
Professor Paulinho, sempre lutou reivindicando que Anápolis tivesse a primeira pista de skate, patins e bike e em 2010 teve seu sonho realizado com a pista pública do parque JK conhecida como "Praia". Hoje o skate é modalidade olímpica, e é um dos fundadores da FGSK8 - Federação Goiana de Skate Board, atualmente vice-presidente.

Kátia Cilene Costa Fernandes – cidadania anapolina
Natural de Araguari-MG. Formada em matemática, com mestrado na área e doutorado em Ciência da Computação. É professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas da mesma instituição.
Foi professora convidada da UEG e da PUC de Goiás. Foi também professora substituta da Universidade Federal de Goiás. Atualmente está na direção-geral do IFG
Anápolis.


Ingrid Bahia Chaves - cidadania anapolina
Natural de Vitória da Conquista-BA, baterista e produtora cultural, com formação em Matemática e mestrado em Engenharia da Informação, atuou como professora por 15 anos, lecionando em diferentes níveis de ensino, desde o Fundamental até o Superior.
Desde a adolescência, está envolvida no cenário independente da música como baterista, iniciando sua carreira na Bahia com a banda autoral Garboso, que produziu três discos. Em 2018 passou a atuar no cenário musical de Anápolis participando de gravações e shows.
Hoje trabalha na produção de festivais de música (Expressão Cultural, FAMU, Festival Música Transforma) e de projetos interdisciplinares que envolvem música e educação para jovens periféricos da rede pública de ensino. É idealizadora e produtora do curso Razões da Músicae do FeirArt: Oficinas de profissões artísticas. Em 2022 lançou a 1a edição do livro infantil e interativo Razões da Música. Atualmente acompanha os artistas: Pop Fun Jazz Trio, Amanda Canto.

Fernanda Faria dos Santos, Cidadã benemérita
Nasceu em Anápolis, entrou para o universo das artes aos 3 anos de idade, através da dança, e nunca mais saiu. Passou pela música e pelo cinema e vive mergulhada na literatura e no teatro.
Graduada em filosofia e Artes Cênicas, especialista em História, formação em Coach, várias formações nas áreas artísticas e terapêuticas e cursando Arteterapia.
Há mais de 30 anos vem desenvolvendo projetos na área de Comunicação, entre eles palestras, cursos, programas de rádio, mentorias.
Atua como artista, palestrante, terapeuta holística/energética. Trabalha há 10 anos como atriz no curso de medicina, da UniEvangélica.
Tem como missão de vida ajudar pessoas e redescobrirem o prazer de viver, através da arte e das terapias. Criadora do Método Comunicação Mágica, que ajuda pessoas a descobrirem e desenvolverem suas potências comunicativas.
Autora de livro de poesias e de mais de 20 dramaturgias teatrais. Também é roteirista de Documentário e de curta metragem.


Sambadeiras do Cerrado:
As Sambadeiras do Cerrado são um grupo de estudos dos ritmos e da cultura popular brasileira em Anápolis. Coordenado por Charryra Sahium, o grupo tem desempenhado um importante papel no município de Anápolis resgatando o samba de roda e manifestações culturais tradicionais de raiz com apresentações e atividades de educação patrimonial.

Banque Trinca Ferro
O Baque Trinca Ferro é um grupo de percussão regional da cidade de Anápolis que trabalha a pesquisa e o resgate de ritmos tradicionais brasileiros, trazendo a força dos tambores e instrumentos percussivos para os olhos e ouvidos da plateia, um som que reverbera em forma de música, mas também em forma de estudo. O repertório foi criado de modo que agrade a todos Coco, Maracatu, Samba-enredo e Frevo entre outros ritmos.

Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia aprova dez projetos de lei

por Geovana de Bortole publicado 18/04/2024 10h42, última modificação 18/04/2024 10h42
Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia aprova dez projetos de lei

Foto: Ismael Vieira

Dez projetos de lei receberam aval da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, em reunião realizada na manhã de quinta-feira (18.abr), sob a presidência de Cleide Hilário (Republicanos), com presenças de Seliane da SOS (MDB) e Cabo Fred Caixeta (PRTB).
Os vereadores encaminharam para análise da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude o projeto de Reamilton Espíndola (Podemos), que inclui no calendário do município de Anápolis a Caminhada da Inclusão, a ser comemorado anualmente na primeira semana de abril. Cabo Fred Caixeta foi o relator.
Três projetos propostos por Cleide Hilário foram despachados para a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e da Pessoa com Deficiência, com relatório de Seliane da SOS:
O primeiro dispõe sobre a priorização na disponibilidade de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental para os filhos
e filhas de mulheres que vivem uma maternidade atípica – mães solo e com crianças com deficiência, no Município de Anápolis.
O outro dispõe sobre a priorização na transferência das vagas nos centros de educação infantil (CEIs) e escolas municipais de ensino fundamental para os filhos e filhas de mulheres
vítimas ou diretamente vitimados em casos de violência doméstica, de natureza física, sexual, moral, psicológica e patrimonial, no Município de Anápolis.
E o último Cria o Programa de Envelhecimento Ativo.
Seis projetos seguem direto para votação dos vereadores em Plenário.
Seliane da SOS foi a relatora de dois projetos apresentados por Reamilton Espíndola, que concedem título de cidadania anapolina a Eerizânia Eneas de Freitas e cidadão benemérito da comunidade a Samer Agi.
Cabo Fred Caixeta emitiu parecer favorável aos seguintes documentos:
De Alex Martins (PP), concede título de cidadania anapolina a Hadahildes Lopes da Costa e a Leonardo da Silva Fagundes.
De Dra. Trícia Barreto (MDB), concede título de cidadania anapolina a Leonardo Vinicius Coelho.
De Seliane da SOS, concede título de cidadão anapolino a Cremildo Silva Santos.

 

Câmara realiza 3ª edição do evento 'Mulheres Notáveis'

por Fernanda Morais publicado 17/04/2024 10h35, última modificação 17/04/2024 14h01
Câmara realiza 3ª edição do evento 'Mulheres Notáveis'

Mulheres Notáveis / Foto: Ismael Vieira

Na noite da última terça-feira (16.abr), foi realizada a 3ª edição do evento Mulheres Notáveis. A iniciativa foi da vereadora Cleide Hilário (Republicanos), com respaldo de todos os parlamentares desta Legislatura.

Foram homenageadas com Certificado de Honra ao Mérito 59 mulheres que durante o evento tiveram suas histórias de vida evidenciadas. “Muitas dessas mulheres trabalham no anonimato, mas fazem diferença positiva na vida das pessoas que estão próximas a elas”, disse Cleide Hilário.

O vereador Dominguinhos do Cedro (PDT), presidente da Casa, reafirmou que o compromisso da mesa diretora é sempre dar condições de trabalho para fortalecer as políticas públicas voltadas para mulheres na cidade. 

“Participei de todas as edições do Mulheres Notáveis porque faço questão de dizer que o lugar da mulher é sempre onde ela quiser estar. Vocês mulheres são fundamentais para construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, discursou Dominguinhos.

Cerca de 600 pessoas prestigiaram a solenidade. Nesta edição todas as cinco vereadoras da atual Legislatura, Cleide Hilário, Andreia Rezende (Avante), Dra. Trícia Barreto e Seliane da SOS, ambas do MDB e Thaís Souza foram homenageadas. 

A primeira-dama e deputada estadual, Vivian Naves (PP), também recebeu o certificado "Mulheres Notáveis". Na ocasião ela ressaltou a presença de mulheres em os espaços que antes eram prioridades para os homens.

“Na política, por exemplo. Apesar de ainda ser minoria, temos aqui na Câmara cinco mulheres vereadoras, um recorde de todas as Legislaturas. Na Assembleia, somos quatro deputados entre 41 parlamentares. São conquistas que alcançamos, mas, precisamos continuar nessa crescente e eu acredito que a cada eleição vamos conquistar mais vagas”, disse Vivian.

O evento contou ainda com a participação do Grupo de Câmara da Orquestra Jovem de Anápolis, com voz de Elton Portela e regência do maestro Andeyw Batista e apresentação voz e teclado com Ana Luiza.

Homenageadas

Ana Maria de Souza
Diva Maria Martins Sobrinho
Elda Divina Araújo
Ilma Moreira Caixeta
Marlene Alves de Rezende
Nilza Paulina Rodrigues
Rosária Maria Silva
Adélia Domingues Schimitt
Adriana da Costa Teixeira
Aline Rodrigues Lopes Martins Cardoso
Alyne Oliveira
Amanda Ketelin Dias
Ciene Spíndola
Claudia Lucena
Dayane de Jesus Silva
Débora Braga
Edirene Borges de Morais
Eerizania Freitas
Ellysama Aires Lopes
Elza Maria Cândido Ferraz
Floriza Abreu de Oliveira
Genly da Silva Xavier
Gilma Galdino de Oliveira
Helena Maria Rodrigues de Paula
Pastora Iracema Boaventura de Miranda
Irene Maria Galvão
Ivone da Silva Costa
Jaciara Pereira de Jesus Santos
Janaína Doralice Damásio
Jaqueline Martins
Joseane Lara de Souza Santos
Kelly Polyana Mendes Pires
Lilian Regina
Lorena Maria Silva de Godois
Maria Conceição Mota Silva
Maria de Fátima e Silva
Maria do Rosário Vieira
Mariane Stival
Marilene Alves Ribeiro
Marlene da Silva
Marta Cesário dos Santos Silva
Miriani Letícia
Nenny Roussy
Patrícia Delani Lima Santos
Raiane Batista
Ruth Vaz Rodovalho
Samara Carvalho dos Santos
Sarah Rachel Silva Andrade
Telma Jaques Coelho Dutra
Terezinha Alves de Melo
Vivian Naves
Yesa de Ascenção Carvalho
Zilda Campos Neves
Vereadora Andreia Rezende
Vereadora Cleide Hilário
Vereadora Thais Souza
Vereadora Dra. Trícia Barreto
Vereadora Thaís Souza

Presenças

Estiveram presentes no evento os vereadores Wederson Lopes (UB), Luzimar Silva e Alex Martins, ambos do PP, Hélio Araújo e Jean Carlos, do PL, Lisieux José Borges (PSB), Delcimar Fortunato (PSDB), Reamilton Espíndola (Podemos), João da Luz (Cidadania) e Cabo Fred Caixeta (PRTB).

Comissão de Indústria e Comércio aprova projeto que autoriza apoio para Exposição Agropecuária de Anápolis

por Geovana de Bortole publicado 16/04/2024 10h22, última modificação 16/04/2024 10h22
Comissão de Indústria e Comércio aprova projeto que autoriza apoio para Exposição Agropecuária de Anápolis

Foto: Ismael Vieira

A Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio, desenvolvimento Econômico e Turismo se reuniu nesta terça-feira (16.abr), sob a presidência de Hélio Araújo (PL), com presenças de Frederico Godoy (Agir) e Reamilton Espíndola (Podemos).

Foi encaminhado para a Comissão de Finanças, Orçamento e Economia o projeto do Executivo, que autoriza a celebração de Termo de Fomento com o Sindicato Rural para apoio na realização da Exposição Agropecuária do município de Anápolis. Frederico Godoy foi o relator.

Reamilton Espíndola emitiu parecer favorável ao projeto do vereador Professor Marcos (PT), que dispõe sobre o uso de sítios de internet e recursos de tecnologia assistiva e sistema braile pela Administração Pública e pelos estabelecimentos privados e comerciais sediados no município de Anápolis.

 

Ações do documento

registrado em: