Produção legislativa: Câmara de Anápolis analisa e vota 6,2 mil proposituras em 2025

por Marcos Vieira publicado 19/12/2025 13h14, última modificação 19/12/2025 13h14
Produção legislativa: Câmara de Anápolis analisa e vota 6,2 mil proposituras em 2025

Projetos são analisados nas comissões antes de chegarem ao plenário (Foto: Allyne Laís)

A Câmara Municipal de Anápolis fecha o ano com a análise, discussão e votação de 6.291 proposituras. Esse número corresponde a uma média de pouco mais de 17 documentos protocolados e votados por dia ao longo de 2025.

Foram 5.176 requerimentos aprovados. Esse é o principal instrumento para que o vereador materialize as demandas colhidas junto à população. Os requerimentos solicitam aos órgãos responsáveis, principalmente, serviços de zeladoria, como troca de lâmpada, tapa buraco ou poda de árvores.

Em 2025, os vereadores também aprovaram 724 indicações e 144 moções. Foram votados ainda 234 projetos de lei e 13 vetos do Executivo. A chegada de um projeto ao plenário é precedida de uma tramitação que envolve a análise nas comissões permanentes da Casa, com discussões visando o aperfeiçoamento da futura lei, além de consultas técnicas a servidores.

Para a presidente Andreia Rezende (Avante), a Câmara aprovou leis importantes para cada anapolino e anapolina, seja na construção civil, na habitação, na abertura de empresas e na saúde, entre outras áreas. “Avançamos tanto e fizemos tanta diferença, que o Legislativo pode dizer que, de fato, foi protagonista e fez parte das soluções mais importantes da cidade de Anápolis”, frisou.

“Tenho sentimento muito forte de gratidão aos 22 vereadores, que apoiaram nossa gestão, que caminharam lado a lado, mesmo em momentos de desafios, e alcançamos muito mais daquilo que imaginei no dia 1º de janeiro, quando assumi a cadeira de presidente”, completou Andreia.

Ainda sobre as proposituras aprovadas, a presidente lembrou que muito mais do que isso foi discutido. “Foi um ano em que a Câmara se aproximou da população e assumiu seu protagonismo, recebendo diversos representantes políticos, fruto de uma articulação de cada um dos vereadores para que a gente pudesse buscar recursos que a população pudesse ser ouvida e atendida”, concluiu Andreia.

registrado em: