Wederson Lopes propõe parâmetros para internação involuntária de dependentes químicos

por Marcos Vieira publicado 15/06/2021 13h05, última modificação 15/06/2021 13h05
O vereador Wederson Lopes (PSC) apresentou na tribuna, na sessão desta terça-feira (15.jun), as linhas gerais de projeto de sua autoria que suplementa lei federal no que tange ao interesse local quanto aos parâmetros de internação involuntária de pessoas maiores de idade com problemas decorrentes do uso abusivo ou dependência de drogas e alcoolismo.
Wederson Lopes propõe parâmetros para internação involuntária de dependentes químicos

Vereador Wederson Lopes, do PSC (Foto: Ismael Vieira)

Ele ressaltou que o texto segue para análise das comissões antes de ir ao plenário, para debate e votação dos vereadores, mas inicialmente é importante ressaltar que se trata de uma legislação muito aguardada pelas clínicas da cidade que tratam dependentes químicos. “É um projeto necessário para clínicas que prestam serviço sério e tem nome manchado por aventureiros”.

Wederson explicou que a internação involuntária ocorre quando o dependente não tem capacidade de decidir sobre a própria saúde, e pode ser pedida por um membro da família ou até mesmo um assistente social. “Nesse caso a pessoa vai para uma clínica para ser tratada por médicos especialistas”, reforçou.

A propositura regulamenta as clínicas especializadas em tratamento para dependência química e alcoolismo. “Tal regulamentação estabelece parâmetros mínimos, mantendo ainda o controle das entidades fiscalizadoras e reguladoras, bem como guarda conformidade com as resoluções federais atinentes ao tema”, escreve Wederson na justifica do projeto.

registrado em: ,