Wederson Lopes lembra a passagem da Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo

por orisvaldo — publicado 23/02/2021 16h52, última modificação 23/02/2021 16h52
Wederson Lopes lembra a passagem da Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo

Wederson Lopes lembra a passagem da Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo

O vereador Wederson Lopes (PSC) informou, na sessão ordinária desta terça-feira (23.fev), que nesta data, no período da tarde, será realizada, no Hall da Câmara, palestra com o médico psiquiatra Jairo Belém. Segundo ele trata-se de evento que marca a passagem da Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo (18 a 24 de fevereiro), criada por meio de projeto de sua autoria.

Devido às restrições dos protocolos de prevenção à Covid-19 a palestra deve contar com a presença de, no máximo, vinte pessoas. “O médico traz explicações sobre a realidade do alcoolismo, a gravidade, os dados e falar de sua experiência em relação à doença”, informou.

Wederson Lopes entende que, pelo fato do álcool ser uma “droga lícita”, muitas vezes as pessoas não levam a sério, outros levam na brincadeira, “mas é uma situação grave”. Segundo ele 3,3 milhões de pessoas morrem por conseqüência da bebida alcoólica.

O vereador lembrou que, em 2013, teve a iniciativa de criar a Frente Parlamentar de Combate às Drogas e participou da fundação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. “O conselho tem o cidadão, a pessoa como foco, com objetivo de ajudar a pessoa a evitar ou conseguir sair do caminho das drogas”, revelou.

A rede de apoio às pessoas afetadas pelo álcool, lembrou Wederson Lopes, conta com os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), comunidades terapêuticas, e rede de saúde mental. Além do doente, a rede ampara a família. “O aumento da violência doméstica contra mulheres e crianças tem muito a ver com envolvimento com bebida alcoólica”, concluiu.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

registrado em: ,