Wederson Lopes destaca papel da Câmara em fomentar debate sobre processo de regularização fundiária

por Orisvaldo Pires publicado 10/05/2021 14h20, última modificação 10/05/2021 14h18
O vereador Wederson Lopes (PSC) fez balanço positivo da reunião realizada na sexta-feira (7.mai), da Comissão de Urbanismo, Transporte, Obras, Serviços e Meio Ambiente, que tratou da regularização fundiária de imóveis localizados em várias regiões da cidade. A reunião teve a presença do procurador geral do município, Carlos Alberto Fonseca, acompanhado de técnicos da área do patrimônio imobiliário.
Wederson Lopes destaca papel da Câmara em fomentar debate sobre processo de regularização fundiária

Wederson Lopes destaca papel da Câmara em fomentar debate sobre processo de regularização fundiária

Wederson Lopes lembrou que a presença maciça dos vereadores foi fator preponderante “para que a reunião fosse tão produtiva”. Segundo ele, a regularização fundiária, por meio da Lei da Reurbe, permite a correção de uma questão que, até 2017, era impossível acontecer. Com uma Lei Federal criada em 2017 estabeleceu-se norma jurídica para regularizações em todo o território nacional.

Em 2020, lembrou o vereador, foi regulamentada a Reurb em Anápolis e, em 2021, a Câmara aprovou emendas ao projeto, “e agora a Procuradoria está preparada para iniciar o processo”. Informou que são dois tipos de regularização: social e econômica. No social, por exemplo, serão beneficiadas aproximadamente 200 famílias nos bairros Laranjeira e Vivian Parque.

A regularização, comentou Wederson Lopes, gera empregos e arrecadação de impostos. As pessoas passam a ter a posse legal de seus imóveis. “Qualquer comunidade ou bairro que tenha interesse e necessidade em regularizar imóveis, encaminhe o requerimento à Procuradoria”, ressaltou. O vereador lembrou que um setor que deve também receber a legalização é o Anexo Frei Eustáquio.

Repercussão – O presidente da Câmara, vereador Leandro Ribeiro (PP), comentou que o projeto de regularização fundiária será “um grande ganho” para a sociedade. Segundo ele, praticamente todos os bairros da cidade têm demandas nesse setor. Lembrou de setores como Fabril, Lapa, João Luiz de Oliveira, Jaiara, Jundiaí, entre outros.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: ,