Wederson frisa importância de projeto que libera drones para fiscalização de logradouros públicos

por marcos — publicado 16/06/2020 11h47, última modificação 16/06/2020 11h47
Wederson frisa importância de projeto que libera drones para fiscalização de logradouros públicos

Vereador Wederson Lopes, do PSC (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Wederson Lopes (PSC) usou a tribuna, na sessão desta terça-feira (16.jun), para fazer a defesa de projeto de sua autoria, que dispõe sobre a autorização para o uso de Vants (veículos aéreos não tripulados) no exercício do poder de polícia municipal em Anápolis, pela administração direta e indireta.

Ele frisou que não há interesse de invasão de privacidade, como foi ventilado em redes sociais, e o artigo 3º da propositura deixa isso bem claro: “fica liberado o uso de Vants para observar, registrar e intervir no controle e na fiscalização, ou manifestações em logradouro público, a fim de detectar ocorrências, e em caso de segurança pública onde exista risco potencial para a população, patrimônios e meio ambiente”.

Wederson explicou que evidentemente não existem grandes aglomerações nesse momento, devido à pandemia do coronavírus, mas quando a situação voltar ao normal, poderá se utilizar drones em um evento com grande público na Praça Dom Emanuel, por exemplo, evitando ações de violência. “Da mesma forma em uma partida de futebol no Estádio Jonas Duarte”, completou.

O vereador também falou da importância da fiscalização por drones na área do meio ambiente, sobretudo dos cursos hídricos e das nascentes, algumas de difícil acesso. Segundo Wederson, ele foi alertado da importância desse tipo de fiscalização pelos profissionais que atuam na administração municipal, na época que foi secretário de Meio Ambiente.

O projeto de lei foi aprovado em plenário em primeiro turno de votação, retornando à pauta nesta quarta-feira (17.jun). Confirmada uma nova aprovação, segue para sanção do prefeito para que possa virar lei.

Ruas sem saída
Wederson Lopes também fez um alerta: moradores do Anápolis City estão fechando ruas que não são sem saída, se utilizando de lei específica aprovada na Câmara Municipal.

“Recebi reclamações de ruas com duplo acesso que foram fechadas no Anápolis City. Isso causa preocupação de moradores de ruas sem saída, que isso possa prejudicar a lei, que poderia ser revogada e prejudicar aqueles que estão corretos”, ressaltou o vereador.

“Transmito essa preocupação até em termos de denúncia ao pessoal do Núcleo do Plano Diretor, que olhe isso. Essas ruas não poderiam fechar, mas tem placa de autorização do órgão competente”, concluiu o vereador.

registrado em: ,