Wederson fala sobre importância das comunidades terapêuticas para recuperar dependentes químicos

por marcos — publicado 10/12/2019 01h28, última modificação 10/12/2019 01h28
Wederson fala sobre importância das comunidades terapêuticas para recuperar dependentes químicos

Vereador Wederson Lopes, do PSC (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Wederson Lopes (PSC) falou da importância das comunidades terapêuticas, em discurso na tribuna na sessão desta segunda-feira (9.dez), citando o exemplo do pastor Eurípedes, falecido no final de semana, fundador do Centro de Apoio Desafio Jovem de Anápolis.

Ele manifestou condolências à viúva, pastora Rita de Cássia, amigos e familiares do pastor, mas ressaltou que viu no velório centenas de pessoas que já passaram pela comunidade terapêutica, dependentes químicos, que foram salvos pelo trabalho de voluntários.

“Que o Senhor possa confortar o coração não só dos familiares [do pastor Eurípedes], mas das centenas de pessoas que já passaram por aquela comunidade, pessoas que estavam perdidas, sem esperança e hoje estão recuperadas, trabalhando e tem suas famílias. Isso é deixar um legado”, ressaltou Wederson.

O vereador repetiu o que havia dito durante o velório – inclusive direcionando a mesma fala ao pastor Dennis Augusto, presente na Câmara, também responsável por comunidade terapêutica em Anápolis: “só na eternidade que vocês que estão à frente desses projetos vão ter a dimensão do trabalho realizado, do alcance e da transformação através do trabalho, que é árduo, e que nós, poder público, precisamos cada vez mais estarmos envolvidos e apoiando”.

Wederson lembrou que no governo passado, tentaram desvincular a religião do trabalho da comunidade terapêutica, o que é um retrocesso. “O governo atual que entende que o vínculo com a religião é que faz a grande diferença [na recuperação das pessoas]”, completou.

O vereador, que é líder do Executivo, comunicou ainda que o chamamento para que a administração municipal libere recursos para comunidades terapêuticas devidamente credenciadas deve ser publicado ainda neste mês de dezembro. “Isso não aconteceu ainda por questões técnicas e jurídicas, mas o que não falta é empenho para que seja feito esse lançamento”, explicou.

Graduação
Wederson Lopes também falou sobre o programa Graduação, cujo evento de assinatura do termo de compromisso que garantiu bolsas de ensino superior a 171 estudantes, foi assinado no domingo (8.dez), no auditório Richard Edward Senn, do Colégio Couto Magalhães.

O vereador frisou que a lei aprovada na Câmara oferta até 300 bolsas, mas que inicialmente foram concedidas 171, porque esse foi o número de estudantes que cumprem rigorosamente o regulamento do programa.

“Isso mostra que não é um programa político, não é para atender fins políticos. São 171 beneficiados porque foram aqueles que atenderam as quatro etapas do Graduação. Se fosse para fim eleitoreiro teriam preenchido as 300 vagas. Isso mostra lisura. E a cada seis meses abre novo edital, o que garante que todas as bolsas previstas serão preenchidas no futuro”, disse Wederson.

O vereador frisou que era importante deixar claro que não é obrigação do município investir em ensino superior, porém o prefeito Roberto Naves e a Câmara não cruzaram os braços para garantir a bolsa. “Foi gratificante vermos a emoção de famílias e estudantes, com testemunhos que emocionaram todos nós”.

registrado em: ,