Wederson articula implantação de projeto de prevenção às drogas na rede municipal de ensino

por marcos — publicado 18/02/2019 09h35, última modificação 18/02/2019 09h35
Wederson articula implantação de projeto de prevenção às drogas na rede municipal de ensino

Reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Educação

O vereador Wederson Lopes (PSC) tem trabalhado para que a rede municipal de ensino tenha em sua grade curricular um projeto voltado para a prevenção ao uso de drogas e contra o abuso sexual infantil. Na última sexta-feira (15.fev), ele levou a presidente e a vice da entidade Amor Exigente, Adélia Madora Tamaki e Jorceni de Paula, para uma reunião com o secretário de Educação, Alex de Araújo Martins.

O projeto é conhecido pela sigla PQVAE (Programa Qualidade de Vida do Amor Exigente) e consiste em ensinar semanalmente às crianças os perigos da ingestão de substâncias químicas. Na primeira fase, ensinam-se os malefícios de se colocar um sabão em pó ou água sanitária na boca, por exemplo. À medida que o estudante cresce, as orientações avançam.

“Depois, ensina-se os prejuízos do álcool e do cigarro, que são drogas lícitas. Aí na pré-adolescência fala-se das drogas ilícitas, como a maconha e o crack. O jovem que receberá essa orientação já terá uma consciência do prejuízo para seu corpo ao consumir essas substâncias, pois desde pequeno recebeu orientações do que isso faz com uma pessoa”, ressaltou Wederson Lopes.

O vereador começou a luta para garantir essa disciplina nas escolas ainda no mandato passado, quando buscou em Itumbiara o exemplo do poder transformador da PQVAE na comunidade escolar. Segundo ele, a ex-secretária não ficou interessada, mas o secretário Alex tem se mostrado aberto em conhecer e viabilizar o projeto.

“Através dessa parceria com a Câmara, o vereador Wederson traz uma possibilidade importante para a comunidade escolar e mostra sensibilidade de criar medidas protetivas vinculadas às políticas públicas, que trazem resultado significativo para toda a cidade”, afirmou Alex Martins.

O secretário de Educação disse será feito um estudo para entender a linguagem da disciplina e avaliar a situação pedagógica em que ela é ministrada. A partir disso, as unidades serão chamadas e as interessadas implantarão o programa. A experiência que surgirá a partir desses pilotos pode garantir a ampliação para toda a rede.

Adélia Madora reforçou que a prevenção é o principal foco do trabalho realizado pela entidade que preside. “A dependência colabora para o adoecimento de 49 pessoas. Ao se prevenir isso, é possível observar que a sociedade pode mudar por inteiro, rápida e de forma integral”, explicou.

A presidente da regional do Amor Exigente frisou ainda que a possibilidade de se trabalhar nas escolas é um sonho antigo dos integrantes da entidade, que entendem o poder transformador de uma ação desse porte.

registrado em: ,