Vice-presidente destaca avanço do eleitorado jovem em Anápolis, público-alvo do programa ‘O Legislativo na Escola’

por Marcos Vieira publicado 07/06/2022 11h17, última modificação 07/06/2022 11h17
Vice-presidente destaca avanço do eleitorado jovem em Anápolis, público-alvo do programa ‘O Legislativo na Escola’

Evento no dia 28 de abril no Colégio Estadual Rotary Donana (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Domingos Paula (PV), vice-presidente da Câmara, falou na sessão desta terça-feira (7.jun) sobre o crescimento do número de eleitores de 16 e 17 anos de idade em Anápolis, público-alvo do programa ‘O Legislativo na Escola’, que ministrou palestras sobre cidadania, política e a importância do voto para estudantes da cidade.

De acordo com atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade passou a ter 4.396 eleitores inscritos com idade abaixo de 18 anos: são 1.580 com 16 anos e 2.766 com 17 anos. Em dezembro de 2021, Anápolis tinha 1.525 eleitores com essas idades, o que significa 2.871 novos inscritos neste ano.

“Quero cumprimentar o presidente Leandro Ribeiro, que através da Mesa Diretora criou ‘O Legislativo na Escola’. Fui a mais de seis escolas para levar a importância de o jovem participar do pleito. Porque muitos jovens não tinham tirado seu título. Com isso, a gente mostrou a importância do jovem não deixar ninguém escolher por ele. Ele tem o direito de escolher seu representante”, ressaltou Domingos.

O vereador afirmou ainda que se sentiu feliz em levar essa ferramenta importante, de informação, aos jovens anapolinos. “A nossa ida às escolas não foi para falar em quem votar, mas que o jovem pode escolher aquela pessoa que irá representá-lo”, explicou Domingos.

O voto é facultativo para quem tem entre 16 e 17 anos, mas o alistamento em Anápolis demonstrou o interesse da faixa etária em participar ativamente do processo eleitoral. Prova disso é que de janeiro a maio, o eleitorado anapolino somou 10.512 novos inscritos. Com isso, jovens de 16 e 17 anos representam 27,3% daqueles que fizeram título de eleitor na cidade em 2022.

registrado em: ,