Veteranos da FAB recebem Moção de Aplauso em sessão solene

por Marcos Vieira publicado 15/10/2021 16h08, última modificação 15/10/2021 16h08
Veteranos da FAB recebem Moção de Aplauso em sessão solene

(Foto: Ismael Vieira)

Veteranos da Força Aérea Brasileira (FAB), que fizeram história na Base Aérea de Anápolis, receberam Moção de Aplauso em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (15.out), por iniciativa dos vereadores João da Luz (DEM) e Dra. Trícia Barreto (MDB).

No texto da propositura, aprovado em plenário, os vereadores afirmam que “os valores dos veteranos tornaram-se exemplos que ajudaram a moldar a instituição em todos os seus períodos e estruturas, trabalhando em prol do aperfeiçoamento contínuo, em defesa dos princípios constitucionais que motivam o cumprimento da missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria”.

Entre os homenageados, estava o tenente-coronel Roberto Gomes dos Santos, que ingressou na Base Aérea em 1976, poucos anos depois que a instalação militar foi fundada. Outro veterano celebrado pelo Legislativo – também antigo – trata-se do suboficial Antônio Afonso de Amorim, que começou a servir na base em 1977.

Em discurso, o vereador João da Luz manifestou sua alegria em fazer parte da homenagem aos componentes de uma instituição que tem uma folha de serviços prestados à cidade. “Hoje Anápolis está para a Base Aérea como a Base está para Anápolis”, afirmou, se referindo o quanto a instituição completa a cidade – lhe dando visibilidade nacional – e a cidade tem importância na história de criação da guarnição.

Dra. Trícia, major da reserva da FAB, disse que o coração bate mais forte quando ela fala da Base Aérea. Ela fez uma menção da importância dos cônjuges para os militares, pois sem o apoio de maridos e esposas seria difícil dar prosseguimento com sucesso na carreira. “E em tempos de paz, a Base Aérea não para um segundo, com missões como a defesa do nosso espaço aéreo”, discursou a vereadora.

Esposa de militar da FAB, a vereadora Cleide Hilário (Republicanos) afirmou ter muito orgulho da Base Aérea. “Sei como os veteranos trabalharam e seguem trabalhando pela instituição”, afirmou.

O comandante da ALA 2, coronel aviador Gustavo Pestana Garcez, agradeceu a homenagem aos veteranos, que se doaram por muitos anos aos serviços da pátria. “Nós, militares, reconhecemos a importância dos veteranos diuturnamente. Quando a Casa do Povo faz isso, a gente está num nível de interação acima do normal, e é isso que a gente deseja sempre”.

Ao discursar em nome dos homenageados, o brigadeiro do ar Luís Cláudio da Fonseca Bragança Pinheiro citou nomes importantes de Anápolis para a história da Base Aérea: João Asmar e José Epaminondas Costa – já falecidos – e Mounir Naoum. O oficial, hoje na reserva, historiou as aeronaves que marcaram a trajetória da guarnição a partir de 1972.

“Temos uma vida, um cinquentenário de sonhos que os militares trouxeram para cá. Isso deixa nos envaidecidos, quando a palavra veterano é abraçada por todos, quando extrapola os muros, ficamos orgulhosos”, disse Bragança.

A sessão solene também teve a presença do vereador Reamilton Espíndola (Republicanos) e do ex-presidente da Câmara Municipal Gerson Santana.

Os homenageados:

Brigadeiro do ar Luís Cláudio da Fonseca Bragança Pinheiro
Tenente coronel Roberto Gomes dos Santos
Tenente coronel Roberto Rosa de Lima
Tenente coronel Antonio Donizete Rodrigues
Suboficial José Carlos Martins
Suboficial Urlene José Martins
Suboficial Joaquim Cardoso de Souza
Suboficial Antonio Afonso de Amorim

Clique aqui e veja mais fotos da sessão solene em homenagem aos veteranos da FAB.