Vereadores vão ao Ministério Público buscar informações sobre fios soltos em postes da cidade

por Geovana de Bortole publicado 27/03/2022 11h39, última modificação 27/03/2022 11h39
Vereadores vão ao Ministério Público buscar informações sobre fios soltos em postes da cidade

Foto: Guto Neves

Os vereadores da Comissão de Urbanismo, Obras, Serviços e Meio Ambiente, Wederson Lopes (PSC), Jean Carlos (União), João Feitosa (PP) e Reamilton Espíndola (Republicanos) foram ao Ministério Público na tarde de sexta-feira (25.mar), buscar atualizações sobre os fios em desusos em postes de energia na cidade.

Os parlamentares se reuniram com o promotor público, Lucas César Costa Ferreira, que já havia participado de uma reunião na Câmara para tratar sobre o tema em novembro de 2021.

O promotor disse que participou de uma audiência virtual com os advogados e técnicos da Enel para tentar solucionar o problema. “Eu poderia fazer uma ação judicial, mas o diálogo acabaria, e preferi me aprofundar no caso. Estamos tentando caminhar para um consenso. A Enel está elaborando um projeto de acordo com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo para dar o objetivo de dar um fim a fiação que está amontoada ou solta nas ruas, causando transtornos expondo a população ao risco de acidentes”, explicou.

De acordo com as informações do promotor, a Enel tem até o final de março para concluir e entregar o projeto. “Mas sabemos que a cidade é grande, e o problema não irá acabar imediatamente. A Enel pretende criar um canal que torna a comunicação com as empresas mais acessível, para que as empresas tenham mais acesso às informações e tome providências. Eles devem fazer uma audiência para apresentar o projeto e fazer com que as regras sejam colocadas em práticas por todos”, contou.

Ferreira disse ainda que é morador da cidade e se incomoda com os fios soltos nos postes. “Quando cheguei a Anápolis, achei um absurdo esse tanto de casos. Não é estética ou capricho, é uma questão de segurança. Tivemos um episódio terrível essa semana, que foi muito noticiado pelas mídias, mas temos muitos outros que não são divulgados”.

João Feitosa, que é autor da lei que estabelece as regras que trata dos cabos em desuso, que foi aprovada na legislatura passada, em coautoria com o ex-vereador Valdete Ferreira,  ressaltou que os vereadores continuam batalhando para que a lei seja cumprida. “ Reforço a importância de se resolver esse problema. Além da questão de segurança, esse bolo de fios expostos gera uma poluição visual enorme no município”, falou.

O vereador Wederson Lopes disse que os vereadores, que representam a população, estão buscando respostas para o problema, e a Comissão de Urbanismo vai aguardar o projeto que a Enel deve apresentar ainda esse mês. “A Enel deve começar por algum bairro e avançar por toda a cidade, mas é necessário deixar claro para a população que é um problema complexo, e que não deve ter uma solução rápida. Mas a fiscalização efetiva deve começar. Estamos avançando”, comentou.

Jean Carlos disse que as expectativas de um resultado positivo foram fortalecidas com as informações trazidas pelo promotor. “Estamos com esperança de que tenha mais segurança para a população e esperamos que em breve possamos comemorar os benefícios”, declarou.

Reamiton Espíndola relembrou sobre um acidente com um motociclista ocorrido neste mês. “Foi um episódio terrível, onde a pessoa quase perdeu a vida. É necessário ter uma solução urgente para o caso”, concluiu.

 

 

registrado em: