Vereadores tratam com Curador da Saúde sobre UTI Pediátrica da Santa Casa de Anápolis

por orisvaldo — publicado 25/09/2019 13h50, última modificação 25/09/2019 17h21
Vereadores tratam com Curador da Saúde sobre UTI Pediátrica da Santa Casa de Anápolis

Vereadores tratam com Curador da Saúde sobre UTI Pediátrica da Santa casa de Anápolis

Os membros da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara Municipal de Anápolis, se reuniram na manhã desta terça-feira (24.set), com o curador da Saúde do Ministério Público em Anápolis, promotor de Justiça  Luís Fernando Ferreira de Abreu. Em pauta as principais demandas da população em relação à área da saúde e, em especial, os problemas criados pelo fechamento da UTI pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis. 

O encontro com o promotor foi articulado pela presidente da Comissão, Elinner Rosa (MDB). Além dela participaram da reunião na sede do MP os membros da Comissão Professora Geli (PT), Pastor Elias Ferreira (PSBD) e João da Luz (PHS). Os vereadores também apresentaram ao promotor questões relacionadas aos pacientes oncológicos atendidos por meio da Santa Casa e as dificuldades deste grupo para realização de cirurgias. 

Elinner Rosa explicou que os membros da Comissão aproveitaram a ocasião para tratar com o promotor sobre o Hospital de Urgências de Anápolis Dr Henrique Santillo, o novo contrato desta unidade com o Governo do Estado, e as dificuldades quanto à realização de cirurgias cardíacas. Segundo ela, os vereadores reafirmaram o compromisso e a parceria do Poder Legislativo com o Ministério Público na busca de soluções às demandas da área da saúde. 

Entre outros temas, informou Professora Geli, também foi demonstrada preocupação quanto às questões ligadas à judicialização da saúde. João da Luz evidenciou pontos específicos sobre as dificuldades que ainda afetam o funcionamento da UTI Pediátrica da Santa Casa. Pastor Elias Ferreira reforçou ao promotor preocupações que já havia externado na tribuna da Câmara. 

Todos assuntos abordados com o promotor são constantemente debatidos nas reuniões da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social. Os vereadores, inclusive, já fizeram inspeção in loco em unidades de saúde, assim como promoveram reuniões com diretores da Secretaria Municipal da Saúde e representantes de instituições da sociedade ligas a este setor.

Elinner Rosa disse ainda que o promotor Luís Fernando Abreu mostrou-se motivado com a disponibilidade dos vereadores. “Procuramos caminhar juntos, somos órgãos fiscalizadores”, disse ela. A vereadora lembrou ainda que o representante do MP é profundo conhecedor dos assuntos da saúde e tem trabalhado para resolver as pendências. “Podemos propor sugestões ao poder público e às instituições, para que a saúde melhore cada dia mais no município”, conclui Elinner Rosa.

registrado em: