Vereadores recebem presidente e diretores da Saneago

por Marcos Vieira publicado 18/08/2021 14h35, última modificação 18/08/2021 14h35
Vereadores recebem presidente e diretores da Saneago

Ricardo Soavinski, da Saneago, respondeu perguntas de vereadores (Foto: Ismael Vieira)

A Câmara Municipal recebeu, na manhã dessa quarta-feira (18.ago), o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, para uma reunião de trabalho sobre os investimentos da empresa em Anápolis. O encontro se estendeu para parte da sessão ordinária, com questionamentos e observações feitas pelos vereadores e respondidas pelos representantes da estatal.

A presença da Saneago na Câmara foi uma solicitação do vereador Lisieux José Borges (PT), que em uma breve explanação, antes da fala do presidente Soavinski, ressaltou o acompanhamento frequente do Legislativo às questões do saneamento básico. “Vivemos uma terrível falta de água que afetava, sobretudo, a autoestima da nossa população”, disse. Ele ressaltou a importância do encontro para atualizar os investimentos já feitos e planejamentos futuros que constam no contrato de programa firmado com o Executivo.

Ao final, Lisieux disse que estava satisfeito com as informações prestadas pela Saneago e reafirmou que a Câmara Municipal segue vigilante em um tema sensível para toda a comunidade.

Em seu discurso, Soavinski relembrou outras reuniões na Câmara, em períodos de falta severa de água, e disse que naqueles momentos os vereadores não deixaram de cumprir o papel de cobrar investimentos, que acabaram sendo definidos a partir de um novo contrato de programa. “Agradeço pela confiança concedida a nós”, destacou o presidente.

Ricardo Soavinski informou que o contrato assinado com a Saneago traz demandas a serem resolvidas a curtíssimo prazo, algo fundamental para eliminar a possibilidade de falta de água na cidade, ressaltando a necessidade de cuidados ambientais nos mananciais hídricos. “A questão começa na natureza, na vazão dos rios, falta gestão dos mananciais, que não depende diretamente da Saneago, mas tem nossa participação”.

Segundo o representante da Saneago, investimentos e ações continuam sendo feitos em Anápolis, sem fugir das questões estruturantes. Recentemente foi inaugurada na cidade uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta, que aumentou a oferta de água em mais de 150 litros por segundo. Somados aos 860 litros por segundo já produzidos, o sistema Piancó chega a 1.010 litros de água por segundo.

Ao falar de investimentos, o superintendente de Estudos e Projetos da Saneago, Giovanni Bretones, apresentou gráfico que mostra que em 2023, Anápolis terá maior produção de água em relação ao consumo. Ele informou ainda vários lotes de obras que serão licitados, como a ampliação das estações elevatórias no Piancó 1 e 2, no valor de R$ 40 milhões.

Bretones disse também que os estudos para a construção de uma barragem em Anápolis estão concluídos. Serão R$ 150 milhões investidos em uma obra que, segundo o superintendente, vai dar maior segurança hídrica a todo o sistema.

registrado em: