Vereadores prestigiam evento de entrega de aparelho de Raio X Digital na UPA

por rubens — publicado 18/07/2019 12h11, última modificação 18/07/2019 12h11

Na manhã desta quinta-feira (18.jul) os vereadores acompanharam a entrega de aparelhos tecnológicos para a saúde municipal, um mamógrafo de alta resolução no Cais Mulher, que funciona contíguo ao CAIS Abadia Lopes da Fonseca, o outro, um aparelho de Raio X Digital, instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Esperança.

 Estiveram presentes na UPA os vereadores Leandro Ribeiro (PTB), Elinner Rosa (MDB), Deusmar Japão (PSL), Pr. Elias Ferreira (PSDB), Lélio Alvarenga (PSC), Wederson Lopes (PSC), Domingos Paula (PV), Fernando Paiva (PSDB), Américo (PSDB) e Pedro Mariano (PRP), além do deputado estadual Amilton Filho (SD) e secretários municiais.

 O Presidente da Câmara, Leandro Ribeiro (PTB), parabenizou a administração pública pelo esforço em conduzir a saúde municipal. Afirmou ser função do legislador lutar em parceria com o Executivo, por melhorias para a população, enfatizando as áreas de mais necessidade, como é a saúde pública.

 Para o prefeito Roberto Naves (PTB) este é um momento importante para a saúde, pois os pacientes terão condição de atendimento com mais rapidez, tendo um diagnóstico em alta resolução em tempo hábil para o devido tratamento. Informou que, o aparelho é capaz de fornecer três vezes a quantidade de diagnósticos, em relação aos aparelhos do passado, além da diminuição no tempo de exposição do paciente à radiação.

 

Em sua exposição, o prefeito frisou que os vereadores foram o “esteio” durante os dois primeiros anos da administração pública, sempre atentos às necessidades da população, principalmente, nas questões da saúde.

 O líder do prefeito na câmara, Wederson Lopes (PSC), informou que os vereadores participaram de todos os momentos da reformulação na saúde, chamou o instante de “período da colheita”. Comentou a modernização da saúde, principalmente em relação ao diagnóstico, já que, o resultado dos exames de Raio X poderão ser vistos pelo médico e pelo paciente, online, através de computador ou Smartfone. “Uma agilidade que deverá zerar as filas”, afirmou.

 O vereador Domingos Paula (PV) afirmou que a saúde municipal está acima da média, em relação aos demais municípios, principal causa de recepção de pacientes de diversos estados brasileiros. “Não podemos negar atendimento às pessoas”, defendeu. Aproveitou para agradecer o apoio e empenho de todos os vereadores até a concretização da entrega dos equipamentos.

 Presente no evento, o vereador Américo (PSDB) parabenizou o prefeito pela coragem em reestruturar a saúde, afirmou demonstrar responsabilidade na gestão de Roberto Naves, bem como a importância da entrega de três aparelhos de Raio X e um novo mamógrafo na unidade de saúde da mulher, “quem ganha é a população” comentou.

 Pedro Mariano (PRP) destacou a quantidade de atendimentos possíveis após a instalação do mamógrafo no Cais Mulher, “poderão ser atendidas trinta e cinco mulheres por dia, o que poderá zerar a fila de espera”. Afirmou que o município está se organizando para manter sempre as portas abertas na saúde.

 Fernando Paiva (PODE) chamou a solenidade de entrega dos aparelhos de mamografia e Raio X de “pacote de melhorias” para a população, o que ocorre através da construção de uma parceria na cidade entre o poder Legislativo e Executivo.