Vereadores participam de lançamento da campanha “Anápolis contra a Dengue”

por marcos — publicado 14/11/2017 11h53, última modificação 14/11/2017 11h53

Vereadores participaram do lançamento da campanha “Anápolis contra a Dengue”, da Prefeitura de Anápolis, realizada na manhã desta terça-feira (14.nov), no Teatro Municipal. O evento reuniu lideranças religiosas, autoridades militares e da área da saúde para comemorar os números alcançados esse ano, de recuo de 90% dos casos confirmados de dengue em relação ao mesmo período de 2016, e redobrar os esforços a partir do início do período chuvoso.

Participaram do evento o presidente Amilton Filho (SD), juntamente com os vereadores Domingos Paula (PV), Lélio Alvarenga (PSC), Leandro Ribeiro (PTB), Thaís Souza (PSL), Deusmar Japão (PSL), Fernando Paiva (PODE), Pedro Mariano (PRP), Pastor Elias Ferreira (PSDB) e João da Luz (PHS).

De acordo com os números da Secretaria Municipal de Saúde, houve também uma queda de 76% das notificações de casos de dengue neste ano. As mortes pela doença diminuíram sensivelmente: de sete casos em 2016 para um agora, em 2017. “Não há nenhum caso em investigação neste ano”, disse a enfermeira Daniele Alves Lima Castro, da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Atualmente a administração municipal tem 170 agentes de controle de endemias, 220 agentes comunitários de saúde trabalhando na vistoria de imóveis, além do apoio de cinco bombeiros e 20 militares da ALA 2. Ao todo, esses 417 profissionais conseguem visitar 55% dos imóveis de Anápolis em seis dias. “Esse ano, até a primeira semana de novembro, visitamos 1.677.702 imóveis e eliminamos 204 focos a mais do que no ano passado”, frisou a gerente de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Érica Dias.

Em discurso, o presidente Amilton Filho disse que a Câmara Municipal também participa da luta contra a dengue. Ele parabenizou o trabalho feito pelas equipes da saúde e os parceiros do projeto, mas frisou que é preciso que todos fiquem alertas nesse período chuvoso e que continuem perseverantes mesmo diante de tantos números positivos.

O prefeito Roberto Naves (PTB) fez um comparativo da redução em Anápolis, de 90%, com o Estado de Goiás, de 48%, e ressaltou que a economia dos cofres públicos com o tratamento da dengue chega a R$ 3,6 milhões. “Foi a campanha mais barata da história e também a mais proveitosa”, comemorou.

No início do ano, o prefeito reuniu diversas lideranças religiosas e entidades em seu gabinete para pedir a ajuda na conscientização da população quanto ao combate ao mosquito Aedes aegypti. A mobilização deu resultado e o desafio agora é manter o número de casos em baixa.

registrado em: ,