Vereadores participam de audiência pública sobre novo marco regulatório das ferrovias

por Marcos Vieira publicado 29/11/2021 17h20, última modificação 29/11/2021 17h21
Vereadores participam de audiência pública sobre novo marco regulatório das ferrovias

(Foto: Ismael Vieira)

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Leandro Ribeiro (PP), foi um dos convidados a discursar na audiência pública promovida pela Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (29.nov), na Unievangélica, que tratou do novo marco legal das ferrovias.

Também acompanharam o evento os vereadores Cabo Fred Caixeta (Avante), Reamilton Espíndola (Republicanos), Lisieux José Borges (PT) e Frederico Godoy (SD).

A audiência foi promovida por iniciativa do deputado federal Vitor Hugo (PSL), com a participação do ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura). Ambos deram detalhes da Medida Provisória (MP) 1.062/2021, que retira a exclusividade do governo federal em construir ferrovias no país, o que gera a expectativa de crescimento exponencial do modal.

“O avanço das ferrovias representará um novo impulso para Anápolis, uma cidade reconhecida por sua localização geográfica, que em um raio de 800 quilômetros consegue atingir 80% do mercado consumidor do país”, disse Leandro Ribeiro.

O presidente da Câmara aproveitou o evento para entregar ao ministro da Infraestrutura o convite para a sessão solene de entrega da Comenda Henrique Santillo – Tarcísio de Freitas será um dos agraciados com a mais alta honraria do Poder Legislativo de Anápolis.

Antes do novo marco legal, apenas o governo federal tinha permissão para fazer investimentos na malha ferroviária. Com isso, o empresário de logística, de mineração ou de qualquer setor da economia nacional, se sentisse a necessidade de criar, construir e operar uma ferrovia, não tinha previsão para isso. A mudança visa facilitar esse incentivo a novos investimentos, permitindo que a inciativa privada possa construir e operar ferrovias, além de uma série de regras que visam desburocratizar o setor.

Entre os presentes no evento estavam o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido (DEM); o secretário-chefe Geral da Governadoria de Goiás, Adriano Rocha Lima; representantes da Valec, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Comdefesa (Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás) e Acia (Associação Comercial de Industrial de Anápolis).