Vereadores fazem parte da mesa de negociações entre sindicatos dos servidores e prefeitura
Reunião foi considerada entre os presentes um resgaste do diálogo entre os sindicatos trabalhistas e a gestão (Foto: Igor Nery)
A presidente Andreia Rezende (Avante), o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Jean Carlos (PL), e o segundo secretário, Professor Marcos (PT), fazem parte da mesa de negociações entre os sindicatos que representam o funcionalismo público e o prefeito Márcio Corrêa (PL), visando o cumprimento da data-base salarial. Um primeiro encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira (5.fev).
Estiveram na reunião os representantes do SindiAnápolis (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Anápolis), SindiSaúde (Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde) e Sinteea (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Anápolis e Região).
Além da reposição salarial, a presidente Andreia disse que as diretorias das entidades trabalhistas também apresentam questões há muito represadas no Poder Executivo, como um novo valor para o vale-alimentação e uma atualização do Plano de Cargos.
“O prefeito analisou e acolheu as demandas. Nós também abrimos uma conversa, um diálogo dentro do Executivo para que a gente possa avançar juntos no que for melhor para os nossos efetivos”, ressaltou Andreia. A presidente frisou que a Câmara faz parte ativamente desse diálogo, pois entende que a valorização do servidor se traduz em ganhos no atendimento à população.
Para o vereador Jean, foi inaugurado um período de diálogo, uma “forma mais respeitosa de conversa entre os sindicatos que representam o funcionalismo público municipal e o prefeito”. Ele ressaltou que muitas pautas são demandas reprimidas – que entraram na agenda do prefeito – mas que o foco neste momento é a data-base.
“Foi recepcionada a proposta inicial do sindicato, que tem índices reprimidos, e o prefeito Márcio, de forma transparente, apresentou dificuldades, mas vai passar para sua equipe técnica para apurar o que de fato pode ser atendido”, explicou Jean.
O vereador Professor Marcos ressaltou que o Legislativo se mantém presente nas negociações dos servidores, se posicionando em defesa das diferentes categorias que compõem a gestão municipal. “Foi assim que fizemos com os professores, cujo piso salarial será cumprido, e seguimos agora tratando dos demais funcionários públicos”, disse o vereador.