Vereadores da Comissão de Saúde se reúnem com presidente do Núcleo Esperança

por fernanda — publicado 16/03/2017 15h50, última modificação 16/03/2017 15h50
Vereadores da Comissão de Saúde se reúnem com presidente do Núcleo Esperança

Vereadores da Comissão de Saúde se reúnem com presidente do Núcleo Esperança

Na manhã desta quinta-feira (16.mar), os vereadores Lélio Alvarenga (PSC), Antônio Gomide (PT) e Deusmar Japão (PSL), integrantes da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social, se reuniram com o presidente do Núcleo Esperança, Valber Barreto. A entidade dá apoio às famílias de crianças e adolescentes portadores de câncer.

O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal e, na ocasião, Valber Barreto foi buscar apoio do Legislativo para criação de uma Rede de Atenção Oncológica em Anápolis.

“Anápolis oferece várias opções de tratamento de câncer, mas hoje esse sistema está desarticulado. Por isso, muitas vezes, o paciente demora a começar o tratamento por falta de informação. Ele não sabe, por exemplo, onde está o médico, o cirurgião ou a unidade de saúde que ele conseguirá ser atendido para acompanhamento da oncologia clínica. Por isso a nossa ideia de criar essa Rede de Atenção Oncológica na cidade”, explicou o presidente do Núcleo Esperança.

Valber Barreto afirmou que, apesar do Projeto Núcleo Esperança ser voltado para dar suporte ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer, a Rede de Atenção Oncológica faria a triagem de todos os portadores da doença que buscassem informações sobre o tratamento, desde o diagnóstico até a realização de exames e acompanhamento clínico.

Valber Barreto também falou que esse mecanismo de triagem facilitaria o trabalho de regulação do paciente que sai de seu município para receber atendimento em Anápolis. “Mesmo que o município não seja pactuado com Anápolis, não se pode negar atendimento. Hoje acontece muito isso. Essa rede de atenção também mostraria quem sãos e de onde são os pacientes que chegam em busca de suporte na nossa cidade”.

O presidente disse ainda que saiu satisfeito da reunião com os vereadores. “Tenho certeza que poderemos contar não só com os vereadores da Comissão de Saúde, mas com todos os parlamentares desta legislatura. Tenho certeza que essa rede de informações será muito importante para a sociedade”, destacou.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Lélio Alvarenga, disse que a Câmara Municipal vai abraçar a causa do Núcleo Esperança e colaborar no que for possível para que o projeto saia do papel. “Propusemo-nos a visitar os responsáveis pelos hospitais que atendem pacientes com câncer para apresentar a iniciativa. Vamos realizar audiência pública para divulgar o assunto também além do alcance de nossos mandatos”, afirmou Lélio.

O vereador Antônio Gomide garantiu que os integrantes da Comissão de Saúde vão acompanhar Valber Barreto nas reuniões de apresentação do projeto de criação da Rede de Atenção Oncológica para reforçar a importância da iniciativa. “Esse trabalho de índice estatístico precisa de apoio de instituições como o Projeto Colmeia, Instituto Onco-Hematológico, Unidade Oncológica de Anápolis, Santa Casa de Misericórdia, enfim, locais que oferecem atendimento aos portadores de câncer. A Comissão de Saúde será ainda um elo entre o Núcleo Esperança, que realiza um belo trabalho com suas  crianças e adolescentes , e o poder público”, destacou o petista.

Gomide lembrou ainda que Anápolis recebe pacientes de vários outras cidades para tratamento contra o câncer. O vereador acredita que essa rede de atenção pode colaborar para que a cidade se torne referência no atendimento na área de oncologia. “Hoje a regulação é feita apenas na prefeitura, pela Secretaria de Saúde. Essa triagem, com certeza pode colaborar para que as pessoas encontrem o tratamento que necessitam de maneira mais ágil e eficiente”, concluiu.