Vereadores criticam decisão do senador Vanderlan Cardoso em retirar emenda antes prometida para Anápolis

por Orisvaldo Pires publicado 20/04/2022 11h48, última modificação 20/04/2022 11h48
Vereadores criticam decisão do senador Vanderlan Cardoso em retirar emenda antes prometida para Anápolis

Vereadores criticam decisão do senador Vanderlan Cardoso em retirar emenda antes prometida para Anápolis

Uma fala do vereador Domingos Paula (PV), vice-presidente da Câmara, na tribuna, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (20.abr), sobre a retirada de uma emenda do senador Vanderlan Cardoso (PSD) que havia sido prometida ao município de Anápolis, provocou uma série de alertas e críticas por parte de outros vereadores.

A emenda do senador do PSD estava prometida para a pavimentação asfáltica do Jardim Luzitano, na região leste do município. O prefeito Roberto Naves (PP) inclusive já havia agendado o ato de assinatura da Ordem de Serviço para a manhã de terça-feira (19.abr), quando foi informado por um assessor de Vanderlan Cardoso que a emenda não viria mais. Naves então adiou a assinatura da OS.

A revolta de alguns vereadores teve como fundamento a informação que chegou ao legislativo sobre o que teria motivado o senador a retirar a emenda prometida a Anápolis. Um assessor de Vanderlan Cardoso teria visitado o Jardim Luzitano, onde teria constatado que o impacto de retorno político ao senador seria pequeno, considerando que a densidade habitacional do Jardim Luzitano fora considerada reduzida.

O presidente Leandro Ribeiro (PP) disse que recebeu informação que a emenda que Vanderlan Cardoso havia prometido para Anápolis teria sido realocada para o município de Campo Limpo de Goiás. “Nada contra Campo Limpo. Aquele município merece recursos de emenda, é bem administrado. Merece o mesmo respeito que todos os demais municípios. O que questionamos é a retirada da emenda, após ser compromissada com Anápolis, e principalmente sob o argumento de baixa densidade eleitoral”, disse. O vereador disse que o Poder Legislativo vai buscar detalhes sobre o ocorrido e, caso sejam comprovadas as informações, a Câmara pode propor moção de repúdio ao senador.

Leandro Ribeiro informou ainda que, assim que a assessoria do senador Vanderlan Cardoso comunicou a administração municipal sobre a realocação da emenda, o prefeito Roberto Naves fez um compromisso com os moradores do Jardim Luzitano e com a Câmara Municipal que, independente da emenda, o asfaltamento do bairro vai acontecer, com recursos próprios do município. “Não sei o que o senador Vanderlan Cardoso fez com a emenda. Mas posso dizer que o Jardim Luzitano será asfaltado com recursos do povo anapolino”, disse Roberto Naves durante inauguração da reforma da Escola Municipal Pastor Miguel Moreira Braga, no Itamaraty 2ª Etapa, na tarde de terça-feira (19.abr).

Vários vereadores se manifestaram em contrariedade ao ocorrido e lembraram que Vanderlan Cardoso, na eleição para o senado, obteve 92.133 votos em Anápolis, ou seja, 29,1% dos votos. Foi o primeiro colocado no município entre os candidatos a senador. O vereador Jakson Charles, além de se mostrar indignado com a retirada da emenda, disse que, além do senador, devem ser cobrados os políticos da cidade que são ligados à ele que, no mínimo, disse Charles, deixaram de intervir para impedir que Anápolis deixasse de ser contemplada com a emenda.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: