Vereadores convocam população para aderir a Campanha 'Anápolis contra a dengue'

por Fernanda Morais publicado 06/02/2024 09h13, última modificação 06/02/2024 09h13
Vereadores convocam população para aderir a Campanha 'Anápolis contra a dengue'

Anápolis contra a dengue

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Domingos Paula (PV), e os vereadores Frederico Godoy (Solidariedade), Thaís Souza (PP), Cleide Hilario e Reamilton Espíndola, ambos do Republicanos, João Feitosa (PP) e Luzimar Silva (PMN) participaram do lançamento da Campanha 'Anápolis contra dengue'.

O início da ação aconteceu na última segunda-feira (5.fev), no Teatro Municipal com a presença de empresários, líderes classistas, associações, líderes religiosos, representantes de universidades, políticos e sociedade organizada. O evento foi conduzido pelo prefeito Roberto Naves (Republicanos).

O objetivo da iniciativa é somar forças para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya. Na ocasião foram apresentados pelo prefeito todos os esforços que serão implementados pelo poder público no combate as doenças e pedido apoio de toda a população nessa batalha.

O presidente da Câmara Municipal, Domingos Paula ressaltou que a campanha tem o viés educativo e de conscientização, mas é importante que toda a sociedade faça a sua parte para se chegar resultados positivos.

"E o cuidado começa em casa limpando calhas, cuidando de piscinas, verificando o vasinho das plantas e tendo muito cuidado com o lixo. Quem tiver um familiar idoso, que não consegue assumir esses cuidados, ter essa preocupação de ajudar também. É um esforço conjunto e Anápolis sempre atende esses chamados", discursou o presidente que também elogiou o trabalho dos agentes de endemias na cidade.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mirlene Garcia, apresentou as ações que serão aplicadas no município, como campanhas educativas e intensificação das vistorias em locais propícios à proliferação do mosquito.

“A estratégia compreende a implementação de ações robustas no município, incluindo campanhas educativas e o reforço das vistorias em locais suscetíveis à proliferação do mosquito. Esta abordagem visa estabelecer uma defesa proativa e eficaz contra potenciais surtos. A cooperação da comunidade é crucial para o sucesso dessas medidas, contribuindo assim para a construção de um ambiente mais seguro”, pontuou Mirlene.

Atendimento

Cuidados foram estabelecidos para garantir o melhor atendimento à população do município. Ao todo, serão seis unidades de referência para o atendimento da dengue. Os postos dos bairros de Lourdes, Vila União, Vila Norte e Filostro Machado funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Já a unidade do Parque Iracema estará em funcionamento todos os dias, das 7h às 22h.

Para as crianças, haverá uma unidade com perfil pediátrico, localizada no Maracananzinho, que funcionará de segunda a segunda, das 7h às 22h. É importante ressaltar que as demais unidades também estarão atendendo casos de dengue.

Outra medida adotada pela gestão municipal é a reativação da unidade do Leblon, que se tornará um centro de hidratação com 35 leitos e ficará aberto 24h.

O paciente que precisar realizar exames também poderá solicitar seu agendamento através do ZAP da Prefeitura na opção “Serviços da Saúde”, em seguida a opção 4 (Dengue-Agendamento de exame). O acesso retornará prontamente com local e horário de realização. Esse canal pode ser acessado através do site da Prefeitura Municipal: anapolis.go.gov.br ou pelo telefone (62) 3902-2882. Além disso, por esse mesmo caminho, a população pode solicitar informações sobre a dengue e também será criado o Dengue-Denúncia.

registrado em: