Vereadores assinam OS para retomada das obras da Unidade de Saúde do Leblon

por julio — publicado 06/07/2019 10h15, última modificação 06/07/2019 10h15
Vereadores assinam OS para retomada das obras da Unidade de Saúde do Leblon

Vereadores assinam OS para retomada das obras da Unidade de Saúde do Leblon

A Câmara Municipal de Anápolis participou da assinatura da Ordem de Serviço para a retomada das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Leblon, na tarde desta quinta-feira (04.jul). O evento fez parte da programação de aniversário de 112 anos da Cidade, que será comemorado no próximo dia 31. A previsão é que a obra seja concluída em cinco meses.

A construção foi habilitada em novembro de 2014 pelo Ministério da Saúde, contudo as obras só foram iniciadas em 2016 pela gestão anterior e paralisadas, logo, em seguida. Para a retomada das obras, todo recurso utilizado – cerca de R$ 615 mil – virá dos cofres municipais.

A unidade de saúde visa atender cerca de 7 mil moradores dos residenciais Leblon, Ildefonso Limírio, Gabriela e Boa Esperança.

O presidente Leandro Ribeiro (PTB) parabenizou o Poder Executivo pela retomada das obras, visto que a região é populosa e não tinha nenhuma unidade de saúde próxima. Segundo ele, a comunidade foi respeitada por parte da Prefeitura, que está cuidando dos moradores. Ele espera que o posto seja entregue o mais rápido possível.

Na visão do vereador Jean Carlos (PTB), um dos responsáveis por cobrar do poder público melhorias para a região, a unidade básica de saúde é necessária porque os moradores não possuíam acesso aos serviços da área, ainda mais que moram longe do setor central. “A luta dos moradores foi grande. Nós acompanhamos desde o começo e a gestão atual está resgatando o compromisso para dar sequência às obras almejadas pela população”, avaliou. Ele indicou que setores como Ildefonso Limírio e Gabriela ganharão com a UBS.

Para Domingos Paula (PV), a Câmara Municipal é parceira do Poder Executivo e valoriza a retomada da construção que estava interrompida. Ele falou também que o bairro  Tropical, a Vila Norte e o Setor Sul ganharão construções e terão atenção especial.

Além de Leandro Ribeiro, Jean Carlos e Domingos Paula, também estiveram presentes à assinatura do OS os vereadores João Feitosa (PTB), Fernando Paiva (PODEMOS), João da Luz (PHS), Lisieux José Borges (PT) e Mauro Severiano (PSDB).

O prefeito Roberto Naves (PTB), destacou que não é só a saúde que será fortalecida no Residencial Leblon. Ele disse que o local será totalmente reestruturado com rede de esgoto e galeria pluvial. “São os investimentos da Prefeitura revertidos para a população após a quitação de tributos por parte dos contribuintes”, frisou.

Roberto Naves falou ainda que a unidade de saúde terá horário estendido. Segundo ele, o funcionamento será das 7 às 22 horas, de segunda a sexta-feira. A expectativa, segundo ele, é que a comunidade procurará o local mais próximo de casa, visto que agora pode contar com horários e atendimentos diferenciados. O secretário municipal de Saúde, Lucas Leite, comunga da mesma ideia.

Já o deputado estadual, Amilton Filho (SD), lembrou dos primeiros moradores da região e que buscavam benfeitorias para o setor. Ele agradeceu ao prefeito pela ordem de serviço e disse que é fundamental atender as necessidades básicas da população, como oferecer saúde de qualidade.

ESTRUTURA
Três equipes da Estratégia de Saúde da Família atuarão no local. Cada uma delas será composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, bem como quatro agentes comunitários de saúde.

Quanto à parte estrutural, a unidade de saúde terá salas para consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, para procedimentos como curativo e sutura, espaço para reuniões e farmácia. Completam o projeto salas de expurgação, de esterilização, de almoxarifado, de espera e limpeza, copa, cozinha, vestiários, banheiros e depósito.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)