Vereadores aprovam projeto do prefeito que cria unidade de ensino à distância na rede municipal de educação

por Orisvaldo Pires publicado 14/09/2021 11h53, última modificação 14/09/2021 11h53
Vereadores aprovam projeto do prefeito que cria unidade de ensino à distância na rede municipal de educação

Vereadores aprovam projeto do prefeito que cria unidade de ensino à distância na rede municipal de educação

O plenário da Câmara de Anápolis aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (14.set), projeto de lei de iniciativa do prefeito Roberto Naves (PP) que cria o Centro Municipal de Educação à Distância Professora Marisa Gonçalves Pereira. Este instrumento se destina à complementação da aprendizagem, por meio do ensino híbrido para o atendimento da rede municipal de Educação.

A iniciativa, segundo o chefe do Executivo, advém da proposta de inovação e adoção de práticas tecnológicas da administração pública municipal, “frente a situação pandêmica mundial, demonstrando ser o ensino híbrido uma alternativa extremamente vantajosa e necessária a toda a comunidade escolar”.

A gestão do centro será exercida por servidores efetivos do quadro da Secretaria Municipal de Educação, que serão designados mediante critérios exigidos legalmente para o cargo, por ato do prefeito. Fica assegurada a composição da equipe gestora, conforme as demais unidades de ensino da rede municipal de Educação.

O prefeito Roberto Naves revelou que o município contratou cinco estúdios de TV de alta tecnologia, para gravação e fornecimento de aulas, com finalidade de implementar o ensino híbrido na rede municipal de educação. Segundo ele, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que o ensino fundamental será presencial, “sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais”. 

TECNOLOGIA
O vereador Professor Marcos, que participou da análise da matéria nas comissões, explicou que é impossível fugir das tecnologias, que considera “importantes para o processo educacional”. Ao mesmo tempo, segundo ele, a nova Unidade garante o direito de professores e profissionais da Educação, que deixarão seus atuais locais de trabalho para atuar na nova Unidade.  

Além de modernizar o sistema educacional da rede municipal, explicou Professor Marcos, este novo contexto traz isonomia e avanço tecnológico. “À medida que a sociedade avança no quesito tecnologia, constrói uma educação mais qualificada. A pandemia impactou e acelerou o processo de modernização dos processos pedagógicos e educacionais”, concluiu. 

PROFESSORA MARISA
A professora Marisa Gonçalves Pereira nasceu em São Paulo, em julho de 1973. Iniciou sua carreira como professora na Rede Municipal de Educação de Anápolis. Atuou como pedagoga em várias escolas e considerando seu destaque na condução das aulas, em 2010 foi convidada a compor o quadro de assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação. Tornou-se então Assessora Pedagógica de Língua Portuguesa e auxiliou na implementação da Olimpíada de Língua Portuguesa nas Unidades Escolares do Município de Anápolis.

Na função de assessora de Língua Portuguesa das Unidades Escolares, foi responsável junto com a professora Camilla Graciano (In Memoriam), a classificar, pela primeira vez, um estudante do Estado de Goiás para a fase final, a nível nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa. Nesta sequência, muito querida entre os colegas da Secretaria Municipal de Educação e professores por ela assessorados, Marisa era uma amante da poesia e buscava através de ações inovadoras, o incentivo à leitura.

Após o falecimento de sua mãe, muito abalada, fora acometida por uma doença genética denominada Lúpus. Iniciou o tratamento em São Paulo, mas, lamentavelmente, recebeu a notícia de que a patologia já havia afetado suas funções renais. Após nove anos de luta contra a doença, morreu em 26 de maio de 2019.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: