Vereadores acompanham assinatura de convênio entre Prefeitura e Hospital Psiquiátrico

por cma — publicado 03/06/2016 11h25, última modificação 03/06/2016 11h25
Medida prevê repasse de R$1,2 milhão para a entidade. Projeto ainda precisa ser aprovado pela Casa O presidente da Câmara Municipal, Luiz Lacerda (PT), e os vereadores Vespa, Amilton Filho, Wederson Lopes,do PSC; os petistas Eber Mamede, Pastor Wilmar Silvestre, Professora Geli Sanches, Dinamélia Rabelo; Jean Carlos, Pedrinho Porto Rico, do PTB; Paulo de Lima (PDT); Mirian Garcia (PSDB); Sargento Pereira (PSL); Eli Rosa (PMDB) e Jakson Charles (PSB) conferiram a assinatura de um convênio entre a prefeitura e o Hospital Espírita de Psiquiatria de Anápolis, na manhã desta quarta-feira (19-02), no Miniauditório do Centro Administrativo. Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito Antônio Gomide (PT), o vice João Gomes, o secretário municipal de Saúde Luiz Carlos Teixeira, o promotor de justiça Marcelo Henrique dos Santos, a diretora do Hospital Ludmar Resende e o diretor administrativo e financeiro da entidade Caubi Moreira Pinheiro.
Vereadores acompanham assinatura de convênio entre Prefeitura e Hospital Psiquiátrico

Vereadores acompanham assinatura de convênio entre Prefeitura e Hospital Psiquiátrico

A administração municipal repassará R$ 1,2 milhão para o centro de saúde, divididos em doze parcelas. Segundo o secretário de Saúde, o Executivo vem dando apoio ao Hospital Psiquiátrico com várias ações. “Reestruturamos o CAPS, contratamos médicos psiquiatras. Esperamos criar um pronto socorro no Hospital”, mencionou ao destacar o trabalho que a entidade exerce no município há 60 anos com dependentes químicos.

Durante toda essa semana a Prefeitura está assinando os convênios com as entidades. Na segunda-feira (18-02) a Santa Casa de Misericórdia foi agraciada com o repasse e na próxima quinta-feira (21-02) será a vez da Maternidade Dr. Adalberto. Os projetos ainda precisam passar por aprovação da Câmara Municipal, mas o presidente Luiz Lacerda já garantiu que os vereadores entendem a necessidade e urgência da matéria. “Estaremos sempre pronto a dar nossa contribuição. A Câmara tem feito debates sobre a situação do Hospital Espírita. Também somos parceiros dessas instituições”.

Segundo o Caubi Pinheiro, o Hospital reconhece a ajuda do Poder Público, uma vez que o recurso financeiro ajudará na manutenção do mesmo. “Sem esse auxílio ficaríamos com muita dificuldade de manter as atividades porque atendemos não só pessoas de Anápolis, mas mais de 95 cidades do estado de Goiás”. Ele acrescentou que há 336 pessoas internadas na instituição atualmente.

Os vereadores presentes, afirmaram que é importante a parceria entre a Prefeitura e os hospitais. “O prefeito vê as necessidades dessas instituições. O município tem que ajudar, tem que fazer sua contribuição. O Governo Federal faz sua parte, o Estado faz sua parte e agora também a Prefeitura”, disse Paulo de Lima.

Para Eber Mamede, a Câmara vê a iniciativa dos projetos com bons olhos. “São três entidades filantrópicas que cuidam da saúde da nossa população. Entre os vereadores já conversamos sobre a importância de aprovação das matérias”. Jakson Charles acrescentou que o Executivo tomou uma atitude responsável. “Pensar nessas entidades é importante. A Câmara está contribuindo muito com o repasse desse recurso”.

Mirian Garcia destacou os feitos dos hospitais beneficiados. De acordo com a tucana, os repasses são vitais para a comunidade. “Aqueles que não têm condições de ter um plano de saúde e necessitam do Sistema Único de Saúde precisam desses hospitais de portas abertas”. O vereador Vespa acrescentou que os hospitais estavam carentes dos benefícios. "O Hospital Psiquiátrico precisa desse dinheiro para trabalhar com dependentes químicos. É uma ação gratificante", finalizou.

registrado em: