Vereadoras participam na Alego de audiência sobre protagonismo feminino no Poder Legislativo

por Marcos Vieira publicado 23/11/2023 22h41, última modificação 23/11/2023 22h41
Vereadoras participam na Alego de audiência sobre protagonismo feminino no Poder Legislativo

(Foto: Fernanda Morais)

A Câmara de Anápolis esteve representada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta quinta-feira (23.nov), em uma audiência pública com o tema “O Protagonismo Feminino no Poder Legislativo”. As vereadoras Cleide Hilário (Republicanos) e Dra. Trícia Barreto (MDB) participaram do evento organizado pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislativa Participativa da Alego.

O colegiado, presidido pelo deputado estadual Cristiano Galindo (Republicanos), também convidou para o debate a deputada federal Adriana Accorsi (PT) e as deputadas estaduais Vivian Naves (PP) e Bia de Lima (PT). Entidades de defesa da mulher e outros segmentos organizados também compareceram à audiência.

Cleide Hilário usou a palavra para ressaltar a importância das políticas públicas de defesa das mulheres, que precisam ter redes de proteção cada vez mais articuladas para punir infratores e acolher aquelas que sofrem a violência ao lado dos seus filhos.

A vereadora falou também sobre a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Anápolis, órgão que ela preside e que também se somou aos mecanismos de defesa das mulheres, exemplificando uma contribuição concreta do que uma política pode fazer quando conquista um mandato.

Em sua fala, o deputado Galindo ressaltou a representatividade das mulheres no debate e na construção política do País. “Muitas vezes se falam de heróis, mas, na verdade, as heroínas do nosso dia a dia são as mães, as mulheres que trabalham e dedicam suas vidas a cuidar do outro”.

“A participação da mulher, na política, é uma construção da democracia brasileira”, afirmou Adriana Accorsi. Bia ressaltou que muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas decisões políticas. Vivian comentou a dificuldade das próprias mulheres em participar do processo eleitoral.

“Nós ainda somos poucas, de 41 deputados, só quatro são mulheres. Nós somos a maior parte do eleitorado brasileiro, mas isso não é representado nas urnas”, disse a deputada de Anápolis.