Vereador Professor Marcos elenca desafios para a inclusão das pessoas com deficiência em Conferência

por Assessoria do Gabinete — publicado 30/10/2023 10h15, última modificação 31/10/2023 14h25

Na quinta-feira (26.out), o vereador Professor Marcos Carvalho (PT) participou da 5ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que busca promover a inclusão deste grupo na sociedade, através de discussões a respeito da criação de políticas públicas que tratem do tema.

Em sua participação, o vereador apresentou um panorama sobre o histórico do direito à educação para este grupo e provocou questionamentos acerca das condições de trabalho dos cuidadores e dos Profissionais do Atendimento Educacional Especializado.

“Historicamente a pessoa com deficiência sempre foi excluída da sociedade. No Brasil o tema passou a ser tratado com mais atenção primeiramente através da Constituição Federal de 1988, garantindo que a educação seja um direito de todos, reafirmado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. Posteriormente o Brasil participou do tratado de Salamanca, que vai dizer que o aluno com deficiência deve ser matriculado na rede regular de ensino, caso a família deseje, e em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação reafirma esse tratado. Precisamos de professores especializados, valorizados, de acesso à tecnologia, para que tenhamos atendimento educacional especializado, promovendo aprendizagem e desenvolvimento humano”, discursou o vereador.

Para isso, o parlamentar apresentou três tópicos a serem levados em consideração:

Melhores condições de trabalho com equipamentos tecnológicos nas unidades de ensino e instituições que atendem essas crianças;

Valorização salarial destes profissionais;

Diálogo do poder público com a comunidade escolar;

O vereador participou da conferência acompanhado da assessora Ângela Maria, assistente social com mais de trinta anos de trabalho no município e que atualmente coordena essa área no mandato. De acordo com ela, um olhar atento para esta pauta é fundamental.

“A conferência é muito importante, pois nós precisamos da inclusão da pessoa com deficiência na escola, no trabalho, na sociedade, pois sem inclusão, a pessoa com deficiência ficará excluída da sociedade”.

Gabinete Professor Marcos Carvalho

Conteúdo de responsabilidade do vereador e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Câmara Municipal de Anápolis.

registrado em: ,