Vereador José Fernandes fala sobre vacinação de adolescentes

por Fernanda Morais publicado 21/09/2021 12h00, última modificação 21/09/2021 17h12
Em discurso na tribuna do plenário, na sessão ordinária desta terça-feira (21.set), o vereador José Fernandes (PSB), falou sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.
Vereador José Fernandes fala sobre vacinação de adolescentes

Foto: Ismael Vieira

O parlamentar disse que pessoalmente, e como médico, não é contrário a vacina, nem negacionista da doença. Porém o parlamentar alertou para dados em relação a "eventos adversos", que estão sendo analisados ao redor do mundo pós-vacina a essa faixa etária.

José Fernandes destacou que hoje, no Brasil, a única vacina autorizada pela Anvisa para a faixa etária é da Pfizer.

Segundo ele, de acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação dos adolescentes nos Estados e Municípios seria iniciada em 15 de setembro.

"Mas Anápolis, assim como outras cidades do Estado e do Brasil anteciparam o início da campanha e estão vacinando desde o dia 23 de agosto", falou.

José Fernandes alertou que após a morte de uma adolescente de 16 anos em São Paulo, o Ministério da Saúde recomendou a suspensão da vacina para os adolescentes saudáveis, mantendo a imunização para os adolescentes com comorbidades.

De acordo com o vereador, a orientação do Ministério da Saúde não foi seguida por várias cidades brasileiras, inclusive Anápolis.

"Essa é a atual orientação, que pode mudar, mas nesse momento o pedido é para imunizar apenas os adolescentes com comorbidades", disse.

José Fernandes disse que estudou banstante sobre o assunto antes de levá-lo a tribuna. Nesse sentido o parlamentar contou que leu alguns estudos realizados pela comunidade internacional sobre efeitos adversos pós-vacina em adolescentes.

Nesse sentido, o vereador pontuou que a cada 10 milhões de adolescentes,  3 vão morrer de Covid, "essa é a taxa de letalidade. O restante passa assintomático", frisou.

O parlamentar falou ainda sobre pesquisas em relação aos efeitos da aplicação da dose de reforço nos idosos. "Tem a orientação da comunidade internacional para que não seja feita", comentou.

José Fernandes concluiu alertando para orientação do Ministério da Saúde em não se vacinar os adolescentes sem comorbidades e chamou atenção ainda para os Municípios que aplicaram vacinas nos adolescentes que não sejam da Pfizer.

"A única que está autorizada pela Anvisa", concluiu.

 

 

registrado em: ,