Thais Souza recebe prefeito de Petrolina e comitiva para apresentar o Castramóvel

por Geovana de Bortole publicado 20/05/2021 11h35, última modificação 20/05/2021 16h44
A vereadora Thais Souza recebeu, na manhã de quinta-feira (20.mai) o prefeito de Petrolina, Tiago Pacheco de Jesus, o vice-prefeito Cristiano Pires, os vereadores Paulo Henrique Matias e Paulo Henrique Fernandes Borges, o secretário de Esporte Lukas Barzoto e o chefe de gabinete do prefeito Vinícius Rodrigues, que vieram até a Câmara de Municipal de Anápolis para conhecer sobre o projeto que teve indicação da vereadora, o Castramóvel.
Thais Souza recebe prefeito de Petrolina e comitiva para apresentar o Castramóvel

Foto: Ismael Vieira

O Castramóvel, que foi idealizado por Thais Souza em seu primeiro mandato, e inaugurado pela Prefeitura no dia 31 de janeiro de 2020, oferece castração gratuita de animais e se tornou referência em todo Brasil.  

Thais explicou que atualmente o projeto está paralisado por causa da pandemia, mas que em breve será retomado. “A solução é castrar, conscientizar e educar a população de que animais na rua é um problema de saúde pública. Quando funcionava era muito proveitoso, fazíamos mais de 100 castrações de machos por manhã”, contou.

A parlamentar falou ainda que a causa animal nem sempre é entendida como problema de saúde pública. “Animais de rua transmitem doenças, geram gastos financeiros e causam problemas de mobilidade urbana. Quando o animal é de rua, a população compadece. Infelizmente não temos onde colocar todos os animais”.

Thais lembrou que o estado de Goiás ainda está deixando a desejar em comparação a outros estados, como São Paulo. “Participo do Congresso de Proteção Animal do Brasil como representante da causa em Goiás e quando chega a minha vez de falar eu fico com vergonha, pois quase não tenho nada a dizer”, ressaltou.

Como conselho aos representantes de Petrolina, Thais sugeriu parceria entre órgão público e privado. “Uma boa opção é firmar parceria com algum veterinário. As pessoas procuram o Centro de Zoonoses e Bem Estar Animal para fazer o cadastro e a prioridade e contemplar pessoas de baixa renda. Mas é preciso castrar para conter os animais de rua”, finalizou.

Os representantes de Petrolina conheceram o Castramóvel e pretendem seguir o modelo do projeto para implantar no município.

registrado em: ,