Thaís lamenta negativa do governo em implantar delegacia contra maus tratos de animais em Anápolis

por marcos — publicado 22/08/2018 15h45, última modificação 22/08/2018 16h03
Thaís lamenta negativa do governo em implantar delegacia contra maus tratos de animais em Anápolis

Thaís reforçou na tribuna a luta em defesa da causa animal (Crédito foto: Ismael Vieira)

A vereadora Thaís Souza (PSL) repercutiu na tribuna, nesta quarta-feira (22.ago), ofício do governador de Goiás enviado ao seu gabinete, negando um pedido feito por ela solicitando a implantação em Anápolis de uma delegacia especializada em casos de maus tratos de animais.

Segundo o documento, explicou a vereadora, o governo não tem pessoal para implantar a nova delegacia, o que demandaria concurso público para a contratação. “Trago esse assunto e reforço que a implantação da delegacia não é atribuição do prefeito ou da Câmara, mas sim do Estado”, disse Thaís.

A vereadora frisou que havia uma delegacia especializada em investigar casos de maus tratos de animais em Anápolis, conduzida com “maestria” pelo delegado Manoel Vanderic Filho, mas que foi extinta “da noite para o dia”. “Isso porque o delegado desagradou alguns punindo quem infringia a lei”, completou.

Com isso, todas as delegacias passaram a receber casos, mas a demanda já é alta e faltam agentes e viaturas para esse tipo de investigação. Thaís elogiou a atenção dada pela delegada geral Aline Vilela e pelo capitão da PM Osvaldo, mas só uma especializada atenderia por completo a causa animal.

A vereadora ressaltou que há demandas relacionadas às pessoas, mas nem por isso deve-se deixar de lado os crimes contra animais. “Inclusive, há estudos que mostram que os maiores criminosos maltrataram animais na infância. É uma questão de educar enquanto há tempo”, explicou.

A vereadora lamentou o fato de o ex-governador de Goiás ter prometido a delegacia especializada de forma espontânea, em reunião em Anápolis com a presença de diversos vereadores. Também foi prometido na época um hospital veterinário.

Thaís informou que os maus tratos a animais representam grande parte das reclamações que chegam ao seu gabinete – de cada dez telefonemas, ao menos oito estão relacionados ao assunto. Apesar de o tema parecer a alguns uma novidade, a vereadora disse que não, pois há ordenamento jurídico relacionado à proteção animal desde a década de 1930, na época do presidente Getúlio Vargas.

registrado em: ,