Thaís Souza fala da sua luta para redução gradativa de veículos de tração animal em Anápolis

por Marcos Vieira publicado 27/09/2021 14h48, última modificação 27/09/2021 14h48
Em discurso na tribuna, na sessão desta segunda-feira (27.set), a vereadora Thaís Souza (PP) repercutiu o caso da morte de uma égua no Bairro Santo André, enquanto puxava uma carroça, informando que é autora de um projeto de lei que visa diminuir gradativamente o uso de veículo de tração animal na cidade.
Thaís Souza fala da sua luta para redução gradativa de veículos de tração animal em Anápolis

Vereadora Thaís Souza, do PP (Foto: Ismael Vieira)

Thaís lembrou que a mesma propositura foi apresentada por ela na legislatura passada, mas que acabou não sendo aprovada. “Só tive um voto favorável. Os vereadores daquele mandato entenderam que era algo cultural, mas estamos em evolução semântica e não podemos tolerar esse tipo de situação”.

A vereadora informou que pela importância do tema, deu entrada novamente ao projeto nessa nova legislatura, que inclusive foi o primeiro a ser protocolado após a posse dos vereadores. Segunda ela, apesar de aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a matéria está parada justamente para que haja um entendimento com o Executivo.

Thaís informou que esteve com o procurador-geral do Município, Carlos Alberto Fonseca, em reunião que contou com o líder do prefeito na Câmara, vereador Jakson Charles (PSB), para tratar do projeto de lei, cujo entendimento é que deve ser iniciativa do Executivo. Portanto, o debate gira em torno de um programa municipal que proponha a redução gradativa das carroças, com inclusão dos carroceiros em outras atividades econômicas.

Thaís falou ainda na tribuna sobre a reforma do local público que recebe animais de grande porte recolhidos nas ruas. A revitalização, segundo ela, é uma compensação ambiental cumprida pela construtora Emisa.

A vereadora disse ainda na tribuna que esteve com o secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola, e com o diretor Gúbio Dias, quando ficou acertado o retorno do Castramóvel, graças ao arrefecimento da pandemia. Thaís explicou que estão encaminhados os documentos para o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), algo que precisa ser feito anualmente e que visa a liberação do trabalho de castração de cães e gatos.

Sobre a vacinação antirrábica na cidade, a vereadora explicou que a Prefeitura de Anápolis aguarda a chegada de insumos do Estado para imunizar os animais.

registrado em: ,