Thaís Souza destaca lei federal que aumentou pena para maus tratos de animais

por Marcos Vieira publicado 22/02/2022 11h39, última modificação 22/02/2022 11h39
A vereadora Thaís Souza (PP) explicou na tribuna, na sessão desta terça-feira (22.fev), as mudanças na lei federal que trata de maus tratos aos animais.
Thaís Souza destaca lei federal que aumentou pena para maus tratos de animais

Vereadora Thaís Souza, do PP (Foto: Ismael Vieira)

Segundo ela, a lei 14.064, intitulada Lei Sansão, sancionada em 2020, alterou o artigo 32 da lei 9605/1998, aumentando as penas para maus tratos de cães e gatos.

Com isso, o crime deixa de ser de menor potencial ofensivo. Não se admite mais fiança e a reclusão passa a ser de dois a cinco anos. “Não há mais suspensão condicional do processo”, ressaltou Thaís.

Além disso, explicou a vereadora, a pessoa condenada por crime de maus tratos de animais deixa de ser réu primário, o que lhe prejudica, por exemplo, em uma tentativa de entrar no serviço público via concurso.

Thaís destacou a importância de se ter leis mais duras para quem maltrata um animal. “Temos estudos que mostram que quem é cruel com animais pode ser um potencial criminoso”, completou.

A vereadora ressaltou que os crimes contra animais têm aumentado na cidade. “Ontem [21.fev] circulou uma foto de um jovem empresário colocando seu cachorro para cheirar loló. Já tivemos gato em micro-ondas e em máquina de lavar. Essas atrocidades existem bem perto da gente”, discursou a vereadora.

Thaís disse que a cidade precisa de uma delegacia especializada para maus tratos de animais, já que a estrutura da Polícia Civil não é suficiente para a demanda, pois há uma diversidade de crimes de uma cidade e região bastante populosa.

“Temos que lutar e fazer valer as leis. E hoje o nosso canal é o telefone 197. Agradeço aos doutores Jorge Bezerra e Danilo, que estão à frente desse trabalho na cidade. Ontem estive em diligências que resultaram em prisões”, comunicou a vereadora.

registrado em: ,