Thaís Souza destaca Dezembro Verde, mês de campanha contra o abandono e maus tratos de animais
A vereadora Thaís Souza (Republicanos) falou sobre a campanha Dezembro Verde em discurso na tribuna na sessão ordinária desta segunda-feira (8.dez), chamando a atenção para a necessidade de se lutar contra o abandono e maus tratos de animais, fazendo com que esse compromisso à vida perdure o ano todo.
Ela lembrou que dezembro também é o mês de crescimento dos casos de abandono de cães e gatos, algo que ocorre de forma silenciosa e que evidencia a maneira como muitos tratam animais como objetos. “É a irresponsabilidade da aquisição por impulso”, descreveu Thaís.
“Que o poder público assuma sua responsabilidade na construção de uma sociedade mais ética e justa. O Dezembro Verde também é a oportunidade de fortalecer as instituições, os protetores e os voluntários que dedicam a vida à proteção animal”, frisou a vereadora.
Thaís Souza disse ainda que é comum encontrar estabelecimentos irregulares comercializando animais. Também é comum encontrar animais de grande porte soltos em vias, abandonados e negligenciados. “Temos uma ausência de políticas públicas efetivas para manejo, identificação e atribuição de responsabilidades em casos de cavalos e vacas soltos nas ruas”, destacou.
A vereadora também falou sobre a necessidade de um debate sobre os VTAs, os veículos de tração animal, considerados um retrocesso no debate da mobilidade urbana, além dos maus tratos de cavalos que são usados até a exaustão e abandonados quando não servem para o proprietário.
Thaís frisou que defesa animal não é um nicho, mas uma questão ampla de saúde pública, de cidadania. Segundo ela, animais abandonados impactam até mesmo o orçamento público.