Thaís Souza conhece projeto que pode se tornar modelo para Anápolis

por fernanda — publicado 27/01/2017 17h08, última modificação 27/01/2017 17h08
Thaís Souza conhece projeto que pode se tornar modelo para Anápolis

Thaís Souza conhece projeto que pode se tornar modelo para Anápolis

A vereadora Thaís Souza (PSL), esteve em Brasília na última quinta-feira (26.jan.17). A vereadora foi conhecer o modelo de castração móvel de animal, conhecido como Castra Móvel, que pode servir de modelo para implantação em Anápolis. 

Durante a visita Thaís Souza conversou com toda a equipe para conhecer os principais desafios de implantação de um projeto como este em Anápolis.  No local, o coordenador substituto de Fauna do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), explicou que o caminho certo para que o Castra Móvel se torne realidade é o Legislativo. “As ações para garantir os direitos dos animais começam a ser realidade quando se tornam lei, abre caminhos e possibilidades para que tudo funcione na prática”, disse o coordenador elogiando uma das metas de trabalho traçada por Thaís Souza para o município.

O trailer onde funciona o Castra Móvel de Brasília custou cerca de R$ 110 mil, e, para funcionar, precisa de pontos de energia e água. Para tanto, é preciso ter um planejamento orçamentário definido e o passo a passo esclarecido para a população. “Fazemos a triagem porque sabemos que os animais têm que estar saudáveis e o dono precisa informar com clareza todas as características do seu bicho de estimação para o procedimento”, ressaltou a coordenadora do curso de veterinária da UNB Paula Galera. 

A vereadora entende os desafios que Anápolis terá para conseguir que o Castra Móvel se torne realidade. No entanto, Thaís Souza pretende buscar apoio em parcerias para garantir, em lei, cuidados com os animais da cidade. 

Castra móvel

Em Brasília o projeto começou a ser feito em 2014, quando o Ibram adquiriu o trailer pronto. As ações de castração foram feitas de setembro a dezembro do mesmo ano, e apenas 130 animais receberam o benefício. 

Após levantamento de dados para explicar que os animais abandonados também são casos de degradação ambiental, o Ibram fez importantes parcerias com a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, e com a coordenação do curso de Veterinária da Universidade de Brasília. 

Assim foi possível realizar uma campanha mais ampla. Em 2016, ano em que foram feitos os cadastros, o Castra Móvel realizou entre os meses de fevereiro e abril, cerca de três mil castrações na região do Distrito Federal. 15 profissionais estiveram envolvidos nesta ação. 

As atividades realizadas pelo projeto em Brasília são totalmente gratuitas. O trailer tem cerca de 27m² e, além dos materiais cirúrgicos, tem ambiente climatizado, com espaços para pré-operatório, centro cirúrgico, e ambiente para pós-operatório.  

A professora Paula Galera explicou para a vereadora que o Castra Móvel é um projeto necessário, mas que enfrenta vários entraves. Isso porque depende da conscientização de autoridades públicas sobre a importância do assunto.

 

Texto e foto: Luana Cavalcante (Do Gabinete da Vereadora)

registrado em: