Sessão Solene encerra atividades da primeira edição do Parlamento Jovem

por marcos — publicado 28/06/2018 11h40, última modificação 28/06/2018 13h33

Foto: Ismael Vieira

A Câmara Municipal de Anápolis realizou sessão solene nesta quinta-feira (28.jun), para encerramento da primeira edição do Parlamento Jovem, com a entrega de Certificado de Honra ao Mérito aos 50 universitários participantes do projeto.

Os servidores da Câmara que contribuíram com o funcionamento do Parlamento Jovem também foram homenageados.

Durante todo o mês de junho, 23 jovens simularam o exercício do mandato parlamentar, com a realização de sessões ordinárias e reuniões de comissões. Foram debatidos e apreciados em plenário os projetos de lei elaborados pelos universitários durante o processo de seleção proposto pelo Parlamento Jovem.

Cada vereador jovem teve o apoio de um assessor parlamentar, também participante do projeto. Quatro assessores de comunicação, estudantes da área em Anápolis, foram responsáveis por abastecer o portal da Câmara Municipal de notícias relativas às atividades parlamentares.

O Parlamento Jovem foi criado por iniciativa do presidente Amilton Filho (SD) e coordenado pela Escola do Legislativo, dirigida pela vereadora Professora Geli Sanches (PT).

“Vocês que passaram um mês discutindo a cidade de Anápolis, tiveram uma amostra do quão grandioso é sentar nesta cadeira”, disse Amilton aos participantes. Segundo o presidente, o projeto foi criado com o objetivo de ajudar a inserir o jovem na política e propor uma aproximação com o Legislativo municipal, uma das bandeiras da atual gestão da Mesa Diretora.

Amilton falou da busca constante pela transparência dos atos parlamentares, algo fundamental na política almejada pelos jovens. Sobre os projetos de lei criados pelos vereadores jovens, o presidente informou que todos serão levados às comissões para a análise da viabilidade de se tornarem realmente leis na cidade.

A vereadora Professora Geli fez um agradecimento à estrutura disponibilizada pelo presidente Amilton para a realização do Parlamento Jovem. Ela lembrou que dedicou todo o mês de junho à assistência aos jovens, o que foi gratificante, pois houve diversas surpresas positivas vindas deles.

“Foi perceptível o empenho de todos, que mesmo no fechamento de semestre em seus cursos se dedicaram aqui na Câmara. Cada palavra dita por cada um que utilizou a tribuna, ficávamos só admirando. Demos voz para que vocês pudessem falar o que pensam de nossa cidade”, frisou Geli.

O vereador Domingos Paula (PV) comemorou a participação feminina no projeto e falou sobre a importância dessa prática aumentar na política brasileira. Para ele, a experiência agora do Parlamento Jovem pode render novos representantes da vida pública no futuro.

“Acredite em si próprio. Quem sabe vocês possam seguir esse caminho, chegando nesta Casa?”, argumentou Domingos. O vereador parabenizou o presidente Amilton e a vereadora Professora Geli pela grande ideia do Parlamento Jovem.

Os jovens também discursaram. O presidente do Parlamento Jovem, Ailton Eric Lima, falou sobre a importância de se participar da política, pois as decisões dos detentores de mandato influenciam diretamente na vida da sociedade. “Aprendemos muita coisa sobre o trabalho dos vereadores. Fico feliz por essa oportunidade”, completou.

A vice-presidente do Parlamento Jovem, Fernanda Braga, frisou o aprendizado durante o mês de junho. “Não tínhamos a noção de como isso acontece de fato. Foi uma caminhada muito produtiva e isso nos engrandece como cidadãos”.

A assessora parlamentar jovem Raiane Guimarães destacou a diversidade de cursos universitários presentes no Parlamento Jovem, o que possibilitou a reunião de diversas visões sobre a vida pública. Segundo ela, trata-se de uma experiência que todos vão levar para sempre.

A assessora de comunicação jovem Alanda Ribeiro classificou o projeto como “bonito e emocionante”, algo que deu a oportunidade para os jovens se inserirem na política. “Quem me conhece sabe o quanto amo a política, portanto amei estar aqui”. Para a estudante, o Parlamento Jovem cumpriu o papel de instruir sobre o que é realmente a Câmara Municipal. “Por isso acredito que antes de julgar, é preciso conhecer”.

Presenças
Prestigiaram a sessão solene a professora especialista Márcia Costa, coordenadora do curso de Jornalismo da Fama; Rogéria Teodoro Silva, representando a coordenadora da Subsecretaria Estadual de Educação em Anápolis, Sonja Lacerda; Vander Lúcio Barbosa da Silva, diretor-geral do Jornal Contexto.

Confira aqui as fotos do evento.