Sessão solene celebra Dia do Maçom com a entrega do Certificado do Mérito Maçônico Luiz Caiado de Godoy

por Marcos Vieira publicado 24/08/2023 08h35, última modificação 24/08/2023 08h35
Sessão solene celebra Dia do Maçom com a entrega do Certificado do Mérito Maçônico Luiz Caiado de Godoy

(Foto: Ismael Vieira)

Uma sessão solene realizada na noite de quinta-feira (23.ago), no plenário Teotônio Vilela, comemorou o Dia do Maçom – celebrado em 20 de agosto – e fez a entrega do Certificado do Mérito Maçônico Luiz Caiado de Godoy.

O evento foi proposto pelo vereador Frederico Godoy (Solidariedade). A sessão solene foi conduzida pelo presidente Domingos Paula (PV), com a presença da vereadora Seliane da SOS.

“Estamos aqui para celebrar uma instituição de respeito, formada por valorosos homens, com a entrega de uma honraria que leva o nome de um pioneiro em Anápolis, fundador da Vila Jaiara e um grande benemérito”, ressaltou o presidente Domingos.

Frederico Godoy destacou que os 24 maçons homenageados na noite foram indicados pelas 12 lojas de Anápolis. O vereador, que é maçom, lembrou ainda que a lei que instituiu o Certificado do Mérito Maçônico Luiz Caiado de Godoy foi criada em 2012. “Mérito mais do que merecido por tudo que a Maçonaria faz por Anápolis”, afirmou.

A vereadora Seliane da SOS também frisou a importância da Maçonaria como instituição que contribui para o desenvolvimento da sociedade, com valores humanos e calcados na solidariedade.

O promotor de Justiça Luís Fernando Ferreira de Abreu, maçom, disse qual é a definição da Maçonaria para ele: “Vejo maçons e vejo paz. Lembro muito do meu pai, que era maçom e isso me atrai. Ser maçom é ser pai, ter essa conduta, ter essa visão”, comentou.

O grande 2º vigilante da Grande Loja do Estado de Goiás, Alan Cardek de Souza Lima, apresentou a história da Maçonaria no Brasil, mencionando sua importância para momentos marcantes, como a independência do país.

“A Grande Oriente do Brasil foi fundada em 17 de junho de 1822, a partir de três lojas maçônicas: Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy. Seu primeiro Grão Mestre foi José Bonifácio de Andrada e Silva”, destacou Alan Cardek, citando o estadista que é declarado o grande patrono da independência do Brasil.

Alan Cardek também falou da trajetória de Luiz Caiado de Godoy na gênese da Maçonaria em Anápolis, historiando a criação das primeiras lojas e o crescimento ao longo da história.

O grão-mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil – Goiás, Alex Wallace Silva Costa, o eminente grão-mestre Adjunto da Grande Loja do Estado de Goiás, Marco Antônio Barbosa de Faria, e o grão-mestre do Grande Oriente de Goiás – Comab (Confederação Maçônica do Brasil), Abdalla Hanna Obeid, também discursaram em agradecimento à honraria entregue pela Câmara de Anápolis.

Convidado para discursar em nome dos homenageados, Gleiton Luiz Silva, da Loja Maçônica Roosevelt n° 01, destacou um dos princípios da Maçonaria, “o que a mão esquerda dá, a mão direita não fica sabendo”. Silva também falou sobre Luiz Caiado de Godoy. “Sua vida nos deu exemplos de bons propósitos. Se assimilássemos somente uma das virtudes de Luiz Caiado de Godoy, já estaríamos contidos nas figuras das pessoas insubstituíveis”.

Homenageados:

Grão-Mestre Adjunto Grande Oriente de Goiás
Alex Wallace Silva Costa

Eminente Grão Mestre Adjunto da Grande Loja do Estado de Goiás
Marco Antônio Barbosa de Farias

Grão mestre da Comab (Confederação Maçônica do Brasil)
Abdalla Hanna Obeid

Loja Maçônica União Fraterna de Campo Limpo n° 4635
Munir Alcici
Gelson Roney Barros Azevedo

Loja Maçônica Simb. Independência
Enauro Albuquerque de Almeida
Joao Sabino Ribeiro

Loja Maçônica Simb. Templários nº 90
Alan Nonato da Silva
João Lemes Pereira

Loja Maçônica Acácia Amarela Anapolina nº 4305
Luiz Humberto de Oliveira da Silva
Ivailton Tranqueira de Sousa Gomes

Loja Maçônica Simb. Universitária Filosofia n° 3814
Vinicius Cesar Dias de Castro
Roger Leite Pereira da Silva

Loja Maçônica João Pedro Junqueira n° 3814
Osmar Ferreira Maia
José Sidemar Pereira

Loja Maçônica Vale das Antas n° 3138
Almir Pinto
Antônio dos Reis Padro

Loja Maçônica e Lealdade Justiça II n° 1222
Dinair Rodrigues dos Reis Junior
Diones Rodrigues de Oliveira Junior

Loja Maçônica A.R.L.S. Luz de Anápolis n° 10
Aldenor Guimaraes de Macedo
Victor Santiago de Oliveira Pedroso Rosa

Loja Maçônica Roosevelt n° 01
Genserico Barbo de Siqueira
Gleiton Luiz Silva

Loja Maçônica Real Segredo n° 134
Gilberto Pereira de Sousa
Lourival Eugenio Ribeiro

Loja Maçônica Construtores do Templo n° 140
Ejon de Góis Caridade
Ari de Oliveira

registrado em: ,