Sessão Solene celebra Dia do Historiador e promove entrega de títulos de cidadania anapolina

por Marcos Vieira publicado 18/08/2023 10h15, última modificação 18/08/2023 10h18
Sessão Solene celebra Dia do Historiador e promove entrega de títulos de cidadania anapolina

(Foto: Ismael Vieira)

Uma sessão solene na noite de quinta-feira (17.ago), no plenário Teotônio Vilela, comemorou o Dia do Historiador, com a entrega de moções de aplauso para expoentes da profissão em Anápolis, e também fez a entrega de títulos de cidadania para o psicólogo Marco Aurélio da Silva Lima e o humorista e influencer Lúcio Vitalino Júnior.

O evento partiu do vereador Reamilton Espíndola (Republicanos), autor dos projetos de decreto legislativo, aprovados por unanimidade em plenário, que outorgaram às honrarias aos novos cidadãos honoríficos da cidade, como também as moções de aplauso encaminhadas aos historiadores.

O vereador demonstrou gratidão aos historiadores escolhidos para representar os demais profissionais da cidade, responsáveis pela preservação da memória local, pela transmissão de conhecimento nas salas de aula e pela divulgação do nome de Anápolis para todo o mundo através de seus trabalhos acadêmicos.

O Dia do Historiador é comemorado em 19 de agosto, mas a sessão solene também celebrou conquista recente, a regulamentação da profissão no país, através da lei nº 14.038, de 17 de agosto de 2020.

Foram homenageados Jairo Alves Leite, Jan Magalinski, José Fábio da Silva, Júlia Bueno de Morais Silva, Rodrigo Fernandes Leite Motta, Sandro Dutra e Silva, Tálliton Túlio Rocha Leonel de Moura e Tobias Dias Goulão.

Títulos
Um dos agraciados da noite com título de cidadania anapolina foi o psicólogo Marco Aurélio da Silva Lima, atualmente coordenador de Rede da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, que teve um papel importante na Saúde Mental nos últimos anos, pois foi o responsável pela área.

Natural de Brasília, Marco se mudou para Anápolis no final dos anos 1990, atuou no movimento estudantil, foi diretor da histórica UESA (União dos Estudantes Secundaristas de Anápolis). A graduação em Psicologia veio acompanhada com especializações – Saúde Coletiva e Educação Permanente.

Marco Aurélio também é participante ativo do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Assistência Social, além de vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região. Além disso, é preceptor de saúde coletiva do curso de Medicina da Unievangélica.

O outro homenageado da noite, Lúcio Vitalino Júnior, nascido no Rio de Janeiro, em Duque de Caxias, construiu sua trajetória na cidade a custo de muita batalha e talento. Trabalhou em serviços gerais, foi da Base Aérea por seis anos, mas ganhou repercussão a partir das redes sociais, com um perfil de humor que hoje é conhecido por Lúcio Sincero.

O influencer tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e 7 milhões em suas redes sociais. Lúcio grava seu dia a dia, faz graça com o bairro em que mora, o Conjunto Filostro Machado, e com isso ajuda a levar o nome de Anápolis para todo o país.

A sessão solene foi abrilhantada com a apresentação do Coro Infanto da Escola de Música de Anápolis, com a regência da professora Luciele Fernandes e acompanhamento do pianista Jesiel Fernandes.

registrado em: ,