Sessão Solene celebra 20 anos de instalação dos colégios militares em Goiás

por marcos — publicado 06/12/2018 13h52, última modificação 06/12/2018 13h52
Sessão Solene celebra 20 anos de instalação dos colégios militares em Goiás

Sonja Lacerda, coronel Anésio, major Edmar, Pastor Elias, tenente-coronel Edival e Wederson Lopes na sessão solene (Foto: Ismael Vieira)

A Câmara Municipal realizou sessão solene, na manhã de quinta-feira (6.dez), para celebrar os 20 anos de implantação dos colégios da Polícia Militar em Goiás. A homenagem, de autoria do vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB), lotou o plenário Teotônio Vilela com militares, professores e alunos das unidades de ensino de Anápolis.

A primeira unidade escolar da PM foi ativada em 19 de novembro de 1998, na Academia de Polícia Militar em Goiânia. Em janeiro do ano seguinte, passou a funcionar no local o Colégio da Polícia Militar de Goiás Coronel PM Cícero Bueno Brandão.

Em Anápolis, o Colégio Dr. Cezar Toledo, no Bairro Alexandrina, passou a ser uma unidade militar em 21 de dezembro de 2001. Já o Colégio Polivalente Gabriel Issa, na Vila Nossa Senhora da Abadia, conseguiu a mudança em 2013, e o Colégio Arlindo Costa, na Vila Santa Isabel, virou unidade da PM em 2017. A quarta unidade será o Colégio Senador Onofre Quinan, no Bairro de Lourdes.

Em discurso, Pastor Elias ressaltou que Anápolis é privilegiada pelos colégios da PM, que são exemplos em todo o Brasil. Ele lembrou que o presidente eleito Jair Bolsonaro citou os colégios da cidade diversas vezes durante a campanha, quando falava sobre o “tipo de educação de qualidade que o Brasil precisa”.

Pastor Elias elogiou o corpo docente das unidades militares, em especial a professora Gilca Borges Correia, responsável pelo programa Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Colégio Arlindo Costa. “Essa educação inclusiva começou nesse colégio como projeto-piloto, e foi desenvolvido com muito sucesso, exemplo para Goiás”, disse o vereador.

Professoras de Libras (Língua Brasileira de Sinais) do Colégio Arlindo Costa estavam na Câmara Municipal, interpretando os acontecimentos da sessão solene para os alunos deficientes matriculados na unidade.

Os três diretores-comandantes dos colégios da PM de Anápolis foram homenageados pela Câmara Municipal: tenente-coronel Luciano Souza Magalhães (Dr. Cezar Toledo), tenente-coronel Edival Soares Batista (Arlindo Costa) e major Edmar Pereira de Araújo (Gabriel Issa).

Ao falar em nome dos homenageados, o tenente-coronel Luciano reforçou o compromisso da PM em atuar também na área da educação, contribuindo por uma sociedade melhor. O oficial elogiou seus colegas, os diretores-comandantes dos outros dois colégios da PM, e falou da importância dos professores para que o projeto seja um sucesso.

Presente na sessão solene, o comandante de ensino da Polícia Militar de Goiás, coronel Anésio Barbosa da Cruz, citou como um dos motivos de sucesso das unidades militares a proposta de integração da educação com a comunidade em que elas estão inseridas. “É uma forma produtiva de união”, completou.

“Qualidade total no ensino é o compromisso de todos os funcionários civis e militares das unidades, e com esta visão, busca-se satisfazer os anseios da comunidade, resgatando os ideais de civismo e cidadania que justificam a existência dos colégios da Polícia Militar no Estado de Goiás”, disse coronel Anésio, que representou na solenidade o secretário estadual de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior.

Também estiveram presentes na solenidade os seguintes vereadores: Fernando Paiva (PODE), Lisieux José Borges (PT), Américo (PSDB), Lélio Alvarenga (PSC), Wederson Lopes (PSC), Pedro Mariano (PRP) e Valdete Fernandes (PDT). Acompanhou a sessão também a coordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte, Sonja Maria Lacerda.

HOMENAGEADOS

Secretário Estadual de Segurança Pública
Irapuan Costa Júnior

Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás
Coronel PM Sílvio Vasconcelos Nunes

Comandante de Ensino
Coronel Anésio Barbosa da Cruz Júnior

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR – DR. CEZAR TOLEDO
Diretor Comandante Tenente- Coronel Luciano Souza Magalhães
Capitã PM Cláucia Alves da Costa
Capitão PM Silvio Gonçalves Rios
1° Ten BM Nélio Queiroz de Oliveira
1° Tenente PM Tânia Aparecida dos Santos
2° Ten PM Nilton Pedro da Silva
2° Sgt PM Eber Domingues Fernandes
2° Sgt PM Marli Soares de Aquino,
2° Sgt PM Sérgio Damião Ribeiro,
3° Sgt PM Roger Guido Lorandi,
3° Sgt PM Luiz Gustavo de oliveira,
3° Sgt PM Francisco Oliveira Júnior.
Professora Núbia Regina Telles,
Professora Márcia José de Jesus,
Professora Tânia Maria de Oliveira
Professora Neuza Lamunier Resende.

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR – GABRIEL ISSA
Diretor Comandante Major Edmar Pereira de Araújo
Capitão PM Sirismar Fernandes da Silva
Capitão PM Irineu Maciel
Tenente PM Rosimar Melo Martins
Tenente PM Carlos José Pereira
Tenente PM João Pereira de Souza
Professora Ângela Mayumi Maki de Souza
Professora Cleide Maria de Jesus Barbosa
Professora Darlenice Vieira Leite dos Santos
Professora Marília Clementina Pereira de Moura
Professora Jocielma Barbosa de Paula
Professora Valcy Corrêa de Lima
Professora Ana Paula Almeida
Professora Catarina Pereira de Macedo
Professora Ivete Ferreira Maciel Oliveira
Professora Marcia Rodrigues de Campos
Professora Milena Lisboa Sardinha
Professora Vanderlene Coelho
Professora Meire Borges de Oliveira Silva
Professora Gabriella Vanessa G. Silva

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR – UNIDADE ARLINDO COSTA
Diretor Comandante Tenente-Coronel Edival Soares Batista
Sub-Comandante Capitão Ailton Pereira Batista
Capitão Maurílio De Carvalho
Vice-Diretor Professor Luciano Almeida Pereira
Coordenadora Vespertino Professora Ana Maria Pinelli Milazo
Coordenadora Matutino Professora Graciane Elias Dutra
Secretaria Geral Dislene Gomes da Silva de Sousa