Secretário de Saúde fala sobre projetos pós-Covid durante sessão ordinária

por Marcos Vieira publicado 27/09/2021 14h33, última modificação 27/09/2021 14h33
Secretário de Saúde fala sobre projetos pós-Covid durante sessão ordinária

(Foto: Ismael Vieira)

A Câmara Municipal recebeu o secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola, na sessão ordinária desta segunda-feira (27.set), para falar sobre as ações na área a partir da queda das internações por Covid-19.

A presença do secretário foi um pedido do vereador Jakson Charles (PSB), líder do prefeito no Legislativo. “A sua vinda, Júlio, é mais uma demonstração do respeito do prefeito Roberto Naves com essa Casa, para informar mudanças por ocasião da grande vitória que Anápolis está tendo que é a redução do índice dos casos de Covid-19”.

Em sua explanação, Júlio César ressaltou que nesse momento, em que a imunização se mostrou o melhor remédio, a saúde de Anápolis está “virando a página” e não “rasgando as páginas” anteriores. Ou seja, a atenção quanto aos pacientes infectados com coronavírus continua, mas haverá avanços em outras áreas, represadas devido à urgência da pandemia.

“Esse novo momento é para recuperarmos o que foi deixado para trás”, ressaltou o secretário, citando a fila das cirurgias eletivas e a criação de um hospital com maior resolutividade, já que o Hospital Municipal Jamel Cecílio possui uma estrutura obsoleta e não atende as pessoas a contento.

Dentro das reformulações, Júlio informou que a primeira é a mudança do hospital municipal para o Hospital Alfredo Abrahão, com 75 leitos, sendo 10 de UTI. Também será feito um processo licitatório que implicará na gestão da UPA da Vila Esperança por uma Organização Social (OS).

O secretário informou ainda que existe uma consultoria sendo feita pelo médico Wladimir Taborda, que pretende reformular a atenção primária na cidade. Anápolis será dividida em quatro distritos e a gestão de cada um vai obedecer às particulares da região e população.

Júlio César também falou na criação de um hospital para os idosos e a melhoria no Cais Mulher e respondeu questionamentos feitos por vereadores.

O presidente da Câmara, Leandro Ribeiro (PP), cumprimentou Júlio César pela coragem em assumir a pasta e também fez uma menção ao ex-secretário Lucas Leite. “Temos que reconhecer que a cidade de Anápolis saiu na frente e conseguiu vencer, mas temos que aprender a conviver com a Covid-19. Infelizmente perdemos pessoas especiais nessa pandemia”.

Leandro Ribeiro pediu atenção ao secretário na reunião que irá mudar o decreto da Covid-19, para que dê atenção ao setor de eventos e entretenimento, fechado desde o início da pandemia.

registrado em: ,