Rimet Jules resume sua participação na Conferência Nacional do Meio Ambiente e defende proposta de 5% do orçamento público para fundo de emergência climática

por Orisvaldo Pires publicado 14/05/2025 11h16, última modificação 14/05/2025 11h16
Rimet Jules resume sua participação na Conferência Nacional do Meio Ambiente e defende proposta de 5% do orçamento público para fundo de emergência climática

Rimet Jules resume sua participação na Conferência Nacional do Meio Ambiente e defende proposta de 5% do orçamento público para fundo de emergência climática

O vereador Rimet Jules (PT), presidente da Comissão do Meio Ambiente, Saneamento, Proteção e Defesa dos Animais, usou a tribuna na sessão desta quarta-feira (14.mai), para defender as propostas elaboradas durante a Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada de 6 a 9 de maio, em Brasília, com  o tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”.

Rimet Jules, que participou do encerramento da Conferência, na sexta-feira (9.mai), defendeu as propostas apuradas durante os debates, entre elas a garantia de destinação de pelo menos 5% do orçamento dos poderes públicos para o Fundo da Emergência Climática.

Segundo o vereador, a cerimônia de conclusão da Conferência Nacional do Meio Ambiente, teve as presenças da ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, Marina Silva; e a ministra da Cultura, Margarete Menezes, além de 4 mil delegados de todas as regiões do país, representantes da sociedade civil, do poder Público, de estados e municípios.

O delegado representante de Goiás na conferência, disse Rimet, é o advogado Wellington Martins, de Anápolis, membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB Anápolis. “Entendemos a emergência climática e a necessidade de agir rápido”, disse Rimet. E citou outras propostas como a educação ambiental integrada e a criação do sistema nacional de bacias, além de outras sete propostas votadas e aprovadas.

O próximo passo, disse o vereador do PT, é organizar a participação na COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). “Vamos levar as urgências e sugestões dos anapolinos, e trazer as inovações, propostas e ideias para ajudar a mitigar e amenizar efeitos da crise climática”, disse. 

REUNIÃO PÚBLICA
Rimet Jules também anunciou a realização de reunião pública, promovida pela Comissão do Meio Ambiente, Saneamento, Proteção e Defesa dos Animais, para debater o que tem sido feito pelas empresas Saneago e Quebec, e como tratam a necessidade de aportes e compensações ambientais. Segundo ele, a comissão, além dele, é constituída pelos vereadores Wederson Lopes (UB), Capitã Elizete (PRD), Seliane da SOS (MDB) e Alex Martins (PP).

A reunião terá ainda representantes do Tribunal de Contas dos Municípios, Procuradoria de Contas dos Municípios e ambientalistas. Rimet Jules anunciou ainda que, em 16 de junho, será realizada sessão solene para conferir a Medalha Ambientalista Amador Abdalla, ex-vereador e ecologista.

Rimet Jules também registrou e lamentou as mortes do ex-presidente uruguaio, José Pepe Mujica, e do líder da comunidade espírita Divaldo Franco.

(Foto – Allyne Laís)

registrado em: