Rimet Jules faz defesa do servidor público e cobra realização de concursos na Prefeitura de Anápolis
Em discurso na tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (3.dez), o vereador Rimet Jules (PT) pediu a valorização dos servidores e servidoras públicas do Município de Anápolis, apresentando diversas demandas para a categoria.
“A importância de ter o servidor valorizado passa pelo fato de que aquele que mais precisa do serviço público é o mais o cidadão mais carente. E se não temos o servidor valorizado, não teremos serviço público adequado”, justificou o parlamentar.
Segundo Rimet, desde a gestão do ex-prefeito Roberto Naves (Republicanos) há um processo de entrega de serviços públicos para a iniciativa privada, através de OSs. “E com isso estamos há mais de uma década sem concurso público na Prefeitura de Anápolis”, completou.
O vereador lembrou que o prefeito Márcio Corrêa (PL) foi eleito com a promessa de que faria concurso público, criou uma comissão por decreto para um estudo visando definir a realização de certames, com prazo de validade de 90 dias, mas nada aconteceu.
“Afirmo que boa parte daquilo que o prefeito tenta resolver, sobretudo na saúde pública, decorre da falta de servidor público na área. Hoje existe uma alta rotatividade com os terceirizados. Hoje o cidadão faz consulta, vai fazer o exame e quando retorna, já é outro profissional”, destacou Rimet.
Outra questão levantada pelo vereador é de que havia a promessa de pagamento do retroativo da data-base aos servidores, mas o ano termina e isso não aconteceu. Rimet frisou ainda que o prefeito não tratou com isonomia os servidores: deu valores diferentes para professores e demais concursados.
Rimet também disse que foi retirada a retroatividade da titularidade dos professores e uma portaria foi baixada diferenciando o recesso dos servidores administrativos em relação ao dos professores, colocando administrativos das unidades para voltar ao trabalho antes dos docentes.
O vereador também renovou a cobrança em nome dos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde. “O repasse vem do governo federal, está no caixa da prefeitura e os agentes não recebem os valores. Faço um apelo para que o prefeito, a secretária de Saúde, para que se preocupem com nossos agentes. Eles não estão lutando para conquistar algo a mais, eles querem simplesmente o que já existe”, finalizou.