Requerimento da Mesa Diretora pede criação de turno noturno nos colégios da Polícia Militar de Anápolis

por Marcos Vieira publicado 07/02/2023 08h55, última modificação 07/02/2023 08h59

Um requerimento aprovado na sessão de segunda-feira (7.fev), no plenário Teotônio Vilela, pede ao governador Ronaldo Caiado (União) e ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel André Henrique Avelar de Sousa, a implantação do turno noturno nos colégios militares de Anápolis.

A propositura é da Mesa Diretora e, segundo o presidente Domingos Paula (PV), se justifica porque a demanda por vagas nessas unidades de ensino é crescente na cidade. “E a responsabilidade é do governo estadual, que tem quatro unidades militares em Anápolis que não possuem o turno noturno. O que queremos é que as portas desses colégios sejam abertas no período noturno”, explicou.

Domingos disse que o requerimento surgiu no sentido de dar mais oportunidade de vagas para os estudantes anapolinos. Ele comentou que o turno noturno dá a oportunidade para aqueles que trabalham durante o dia possam estudar em um colégio público bem avaliado. “E a capacidade de aprendizado não muda no turno noturno. As pessoas estudam à noite nas faculdades e aprendem do mesmo jeito”, completou o presidente, que buscará uma agenda com o governador para tratar do tema.

A cidade de Anápolis possui quatro colégios estaduais militares: Cesar Toledo, Gabriel Issa, Arlindo Costa e Onofre Quinan. Segundo a justificativa do requerimento, todos proporcionam um ensino de excelência a milhares de jovens, no entanto não oferecem aulas no período noturno e, com isto um grande número de jovens buscam vagas e, não conseguem, em razão da quantidade ofertada.

“Há uma demanda reprimida que poderá ser atendida com a criação de um turno noturno. Com isto, será possível atender a todos os jovens que sonham em frequentar uma das unidades existentes, oferecendo uma formação transformadora e capaz de guia-los para enfrentar as adversidades que a vida em sociedade exige de cada ser humano”, diz o texto do requerimento.

“Diante desta realidade é que solicitamos a criação do turno noturno nos colégios militares de nossa cidade e, com isto, ampliar a oferta de vagas, oferecendo oportunidade a todos que buscam formação com qualidade e cidadania plena”, continua o requerimento, que conclui: “importante ressaltar que as unidades militares estão no ranking de colégios públicos com melhores índices de desempenho, pois oferece excelência no ensino, além de transmitir valores morais, disciplina, amizade, patriotismo, o respeito à família e o incentivo ao esporte”.

registrado em: