Reamilton Espíndola ressalta ‘Setembro Verde e Amarelo’, de luta contra autoextermínio e defesa das pessoas com deficiência

por Marcos Vieira publicado 12/09/2022 10h57, última modificação 12/09/2022 10h57
O vereador Reamilton Espíndola (Republicanos) usou a tribuna, na sessão desta segunda-feira (12.set), para falar de datas municipais importantes neste mês de setembro, em que se comemora também os 200 anos de independência do Brasil. “É o Setembro Verde e Amarelo”, comentou.
Reamilton Espíndola ressalta ‘Setembro Verde e Amarelo’, de luta contra autoextermínio e defesa das pessoas com deficiência

Vereador Reamilton Espíndola, do Republicanos (Foto: Geraldo Fleury)

Reamilton citou a lei municipal 3.390/2018, de iniciativa do ex-vereador Lélio Alvarenga, que trata do Setembro Amarelo, de conscientização e luta contra o suicídio. “É um dos momentos para se voltar os olhos para o autoextermínio, reforçar políticas públicas nesse sentido”, afirmou.

O vereador informou que de acordo com o DataSUS, 49% daqueles que se suicidam no Brasil são PCDs. “Ou seja, pessoas com algum tipo de deficiência. Abro essa reflexão: o autoextermínio dará fim à vida, mas e os entes queridos?”, argumentou.

Reamilton também falou da lei 4.171/2021, de sua autoria, que trata da pessoa com deficiência, o Setembro Verde. “É um dos meios de luta para buscar a igualdade e valorização da vida. É uma lei que traz amparo e qualidade de vida. Porque essa pessoa pensa no autoextermínio?”, questionou o vereador, se referindo ainda aos números do DataSUS.

“Precisamos valorizar ainda mais a pessoa com deficiência, inserir no mercado de trabalho. Lembro ainda o dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, quando teremos um evento aqui na Câmara para discutir essa pauta”, completou.