Reamilton Espíndola repercute Dia Nacional do Sistema Braille

por Marcos Vieira publicado 10/04/2023 11h33, última modificação 10/04/2023 11h33
O vereador Reamilton Espíndola (Republicanos) discursou na tribuna, na sessão desta segunda-feira (10.abr), sobre o Dia Nacional do Sistema Braille, celebrado em 8 de abril.
Reamilton Espíndola repercute Dia Nacional do Sistema Braille

Vereador Reamilton Espíndola, do Republicanos (Foto: Ismael Vieira)

“Braille é um sistema universal de leitura e escrita para pessoas cegas ou com deficiência visual. Foi criado pelo francês Louis Braille e a versão mais conhecida é do ano de 1837”, informou Reamilton.

No Brasil, o Dia Nacional do Sistema Braille é celebrado em 8 de abril, em alusão à data de nascimento de José Alvares de Azevedo, primeiro professor cego do país e responsável por trazer o método para cá.

“Nosso país foi o primeiro da América Latina a adotar oficialmente o sistema, inaugurando o Instituto Imperial dos Meninos Cegos, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1854. Nessa escola, na década de 1870, teve início a produção de livros em Braille”, ressaltou o vereador.

Reamilton falou sobre as diferenças de bengalas para as pessoas com deficiência e também citou a importância dos cães-guias para os cegos. Ele falou do cão Elvis, cão-guia do cidadão Massami, o primeiro de Anápolis.