Reamilton Espíndola repercute caso de jovem autista impedido de fazer Enem no Espírito Santo

por Marcos Vieira publicado 17/11/2022 11h47, última modificação 17/11/2022 11h47
Em discurso na tribuna, na sessão desta quinta-feira (17.nov), o vereador Reamilton Espíndola (Republicanos) repercutiu o caso do estudante Daniel Soares Moreira, de 19 anos, autista, que foi impedido de fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no Espírito Santo, devido à documentação.
Reamilton Espíndola repercute caso de jovem autista impedido de fazer Enem no Espírito Santo

Vereador Reamilton Espíndola, do Republicanos (Foto:Ismael Vieira)

Segundo Reamilton, embora a mãe do jovem tenha agido conforme orientação jurídica, ele acabou sendo retirado do local de prova, inclusive com apoio da Polícia Militar.

“Ele vinha de forma progressiva pontuando na sua mente a possibilidade de participar do exame. Agora, depois do ocorrido, ele não quer mais fazer o Enem. Ou seja, a atitude daquelas pessoas jogou um sonho na lata do lixo”, comentou o vereador.

Reamilton destacou o fato de o caso vir à tona nacionalmente graças a um vídeo feito pela mãe de Daniel e postado na internet. “As redes sociais deram voz às pessoas, inclusive da comunidade PCD [pessoas com deficiência]”, disse.

Segundo reportagens, Daniel teve a carteira de identidade extraviada e, inicialmente tentou apresentar a Carteira de Trabalho Digital para ser identificado. No entanto, de acordo com o edital do Enem 2022, apenas são aceitas as versões digitais do e-Título, da CNH digital e do RG digital.

A partir desse fato, a família fez um registro de Boletim de Ocorrência (BO) on-line, comunicando o extravio do RG de Daniel, mas o boletim não foi aceito pelos aplicadores da prova. O edital diz que o boletim pode ser apresentado em casos excepcionais.