Reamilton Espíndola participa da campanha Novembro Azul organizada pela Faculdade Anhanguera

por Júlio César publicado 05/11/2021 15h18, última modificação 05/11/2021 15h18
O vereador Reamilton Espíndola (Republicanos) participou da campanha de conscientização que visa orientar os homens em relação à importância de se prevenir e de se detectar, de forma precoce, o câncer de próstata.
Reamilton Espíndola participa da campanha Novembro Azul organizada pela Faculdade Anhanguera

Reamilton Espíndola participa da campanha Novembro Azul idealizada pela Faculdade Anhanguera

 

 

Reamilton Espíndola foi parceiro das atividades educativas e universitárias de professores e alunos dos cursos de Enfermagem e de Fisioterapia, da Faculdade Anhanguera. Eles acompanharam e auxiliaram na prestação de serviços, como aferição de pressão arterial e orientações direcionadas ao “Novembro Azul”.

A Câmara, por meio de Reamilton Espíndola, agradeceu a Dienit Veríssimo Rodrigues Pereira, do curso de Enfermagem, e a Cristiane Maria dos Santos Cunha, docente de Fisioterapia, pela coordenação das atividades.

“Previna-se! É importante a prevenção e o cuidado necessário para combater a doença”, lembrou Reamilton Espíndola, da morte do seu pai, ocorrida há três meses. Segundo o vereador, presente nesta quinta-feira (4.nov), na Praça Americano do Brasil, o câncer em seu pai foi descoberto em estágio avançado e o diagnóstico mostrou o avanço da metástase em todo o corpo, dificultando o tratamento.  

A Campanha Novembro Azul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens, apareceu no ano de 1999, na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina.

Esse movimento tem como finalidade orientar a comunidade masculina acerca da importância da prevenção e da detecção precoce de câncer de próstata e pênis.

O câncer de próstata permanece como a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino.

Mas o que é a próstata?

Glândula que faz parte do sistema de reprodução masculina, a próstata é responsável por produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides.

Está situada logo abaixo da bexiga e à frente do reto, sendo atravessada pela uretra, canal que se estende desde a bexiga até a extremidade do pênis e por onde a urina é eliminada. É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

 

Foto: Divulgação