Reamilton Espíndola destaca 68 anos de fundação das Apaes: “trabalho fundamental”

por Marcos Vieira publicado 12/12/2022 11h28, última modificação 12/12/2022 11h28
O vereador Reamilton Espíndola (Republicanos) destacou na tribuna, na sessão desta segunda-feira (12.dez), os 68 anos das Apaes. “A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais tem feito um trabalho fundamental no Brasil desde que foi criada”, ressaltou.
Reamilton Espíndola destaca 68 anos de fundação das Apaes: “trabalho fundamental”

Vereador Reamilton Espíndola, do Republicanos (Foto:Ismael Vieira)

A história da Apae começou no Rio de Janeiro, em 1954, quando Beatrice Bemis, mãe de uma portadora de síndrome de Down, chegou dos Estados Unidos. Em seu país de origem, ela já havia participado da fundação de mais de 250 associações de pais e amigos, e admirou-se por não existir movimento parecido no Brasil.

Motivado por aquela cidadã, um grupo de pais, amigos, professores e médicos de excepcionais fundou a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Brasil. A primeira reunião do Conselho Deliberativo ocorreu em março de 1955 na sede da Sociedade de Pestalozzi do Brasil, que colocou à disposição parte de um prédio para que fosse instalada uma escola para crianças excepcionais.

Reamilton citou a importância de Maria Montessori nesse processo, pedagoga italiana que renovou o ensino, desenvolvendo um peculiar método que ficou mundialmente conhecido como método Montessori, baseado no estímulo da iniciativa e capacidade de resposta da criança, através do uso do material didático especialmente desenhado.