Reamilton Espíndola comemora aprovação, no Senado, da musicoterapia como prática terapêutica

por Orisvaldo Pires publicado 20/03/2024 12h12, última modificação 20/03/2024 12h12
Reamilton Espíndola comemora aprovação, no Senado, da musicoterapia como prática terapêutica

Reamilton Espíndola comemora aprovação, no Senado, da musicoterapia como prática terapêutica

Na sessão ordinária desta quarta-feira (20.mar) o vereador Reamilton Espíndola (Republicanos) informou que, no dia anterior, esteve no Congresso Nacional, para acompanhar a votação e aprovação, no Senado, do projeto de lei de iniciativa do senador Fernando Dueire (MDB/PE) que regulamenta a musicoterapia como prática terapêutica para tratamento médico em diversas áreas da saúde.

A atividade é respaldada por evidências científicas que comprovam resultados positivos. Ao tratar especificamente sobre os resultados da prática no enfrentamento ao Alzheimer, o senador enfatizou que a música tem demonstrado ser eficaz no “alívio dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes [...] o poder de evocar memórias, de estimular a cognição e de proporcionar conforto emocional mesmo em estágios avançados da doença”.

A musicoterapia vai além do âmbito da saúde mental, sendo aplicável em diversas condições, desde o tratamento de distúrbios neurológicos até o suporte emocional em contextos hospitalares. Seus efeitos terapêuticos têm sido especialmente destacados em casos de transtorno do espectro autista, Alzheimer, doenças neurodegenerativas e no apoio a pacientes em tratamentos oncológicos.

Reamiltom Espíndola informou que, aprovado no Senado, o projeto vai agora à sanção do presidente Lula. “A comunidade aguarda com ansiedade essa regulamentação. É um marco na história da musicoterapia. Uma luta que acontece desde 1980”, lembrou. 

EDUCAÇÃO
O vereador informou ainda que vai abrir mão da audiência pública que havia agendado para esta sexta-feira (22.mar), para tratar da Conferência Nacional da Educação, para participar da outra audiência, como o mesmo tema, que será realizada na mesma data, de iniciativa do vereador José Fernandes (MDB). Segundo ele, o debate é importante e vai debater temas como escolas confessionais, homeschool, meritocracia, entre outros assuntos.

(Foto – Ismael Vieira)

registrado em: