Reamilton Espíndola chama atenção para fila de espera na Apae de Anápolis

por Marcos Vieira publicado 27/10/2021 15h10, última modificação 27/10/2021 15h10
O vereador Reamilton Espíndola (Republicanos) falou na tribuna, na sessão desta quarta-feira (27.out), sobre a fila de espera na Apae de Anápolis, que segundo ele hoje tem 200 crianças esperando uma vaga na instituição.
Reamilton Espíndola chama atenção para fila de espera na Apae de Anápolis

Vereador Reamilton Espíndola, do Republicanos (Foto:Ismael Vieira)

“Essa vaga não acontece pelo sistema apaeano, mas pela Regulação”, afirmou. Reamilton prosseguiu: “e hoje sabemos que a Apae perdeu o Pronas [Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência], que tinha início, meio e fim, deixando mais de 100 famílias desassistidas. Pessoas com autismo, TDAH, dislexia, entre outras deficiências. E essa falta das terapias de psicopedagogia, entre outras, gera déficit para vida inteira”, discursou Reamilton.

Mas segundo o vereador, “ainda há luz no fim do túnel” no que diz respeito ao atendimento aos autistas, que chegam a 600 pessoas em Anápolis. “Existe promessa de campanha do prefeito que é a implantação da clínica escola do autista. Aí vai desafogar a Regulação”.

Reamilton explicou que a clínica escola foi proposta ainda em 2016, em conversa do qual ele participou na Secretaria Municipal de Saúde. Em 2017, também foi feito um debate com o então secretário de Educação Alex Martins.

“A comunidade espera por essa clínica escola. No Brasil tínhamos duas do tipo. É um sonho que ainda em tempo, cumprindo a promessa do prefeito, seremos o primeiro município do Centro-Oeste a fazer esse tipo de atendimento ao autista”, ressaltou o vereador.

Reamilton também defendeu a inclusão de acompanhantes terapêuticos pedagógicos nas salas de aula, da rede municipal e estadual, pois hoje esse tipo de atividade chega a ser exercida por quem não tem especialização.