Reamilton do Autismo relata dificuldades em atendimento a autistas e cobra recursos do governo federal

por Wellington Borges — publicado 13/10/2025 10h36, última modificação 13/10/2025 10h36
Reamilton do Autismo relata dificuldades em atendimento a autistas e cobra recursos do governo federal

Vereador pediu mobilização por mais recursos do governo federal (Foto: Allyne Laís)

As dificuldades vivenciadas pelas pessoas autistas no país foram repercutidas pelo vereador Reamilton do Autismo (Podemos), ao utilizar a tribuna da Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira (13.out). Ele relatou ter recebido a visita de uma profissional da assistência social, em diálogo sobre a necessidade de centros de referência voltados para os autistas.

Ele apontou que, em Anápolis, há associações do terceiro setor que vem desenvolvendo esses trabalhos, mas não há recursos federais para a criação de espaços do poder público. “Por isso, há o entendimento dos legislativos, que colocam recursos no terceiro setor para desenvolver essas políticas públicas.

O vereador defendeu que é preciso “buscar o entendimento para buscar recursos do nosso presidente [da República] para desenvolver políticas voltadas para os autistas e pessoas com saúde mental.

Durante seu discurso, o vereador também informou ter feito uma indicação que fez ao Poder Executivo para criar o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que, segundo ele, “vai reger e dar orientação para os parlamentares buscarem essas melhorias para o nosso município e comunidade PCD”.