Reamilton do Autismo propõe criação da Política Municipal de Apoio às Mães e Famílias Atípicas
Em discurso na tribuna, na sessão dessa quarta-feira (8.out), o vereador Reamilton do Autismo (Podemos) deu detalhes de projeto de sua autoria, em tramitação, que institui a Política Municipal de Apoio às Mães e Famílias Atípicas. Segundo ele, o objetivo é orientar essas pessoas, inclusive com a oferta de atendimento psicossocial prioritário.
Reamilton explicou que mãe atípica é aquela que cria um filho que necessita de cuidados específicos. “Sabe-se que a maternidade por si só já é difícil, mas quando se trata de maternidade atípica essa dificuldade é potencializada”, ressaltou. Segundo ele, criar um programa de apoio dará voz a essas mães, que são porta-vozes de seus filhos.
“Significa ampliar os espaços de discussão sobre esse tema, que é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas voltadas para essas mães. É possibilitar o ativismo, engajamento, participação social e política por meio da constituição de uma rede de apoio”, explicou Reamilton.
O vereador comentou que a maioria das mães atípicas de crianças com deficiência cuida de seus filhos sozinha. “E essa sobrecarga pode ser amenizada com o apoio proposto a partir do nosso projeto”, concluiu.