Reamilton do Autismo indica a criação de espaços sensoriais em áreas de lazer adotadas através de lei
O vereador Reamilton do Autismo (Podemos) repercutiu na tribuna, na sessão dessa terça-feira (16.set), indicação de sua autoria, a ser enviada ao prefeito Márcio Corrêa (PL), para que inclua na lei que criou o programa ‘Adote um Espaço Público’, espaços sensoriais voltados às crianças com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Reamilton havia apresentado um projeto de lei sobre o tema, mas diante de parecer desfavorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), pediu a retirada do texto e optou pela indicação.
Segundo o vereador, a inclusão plena das pessoas com deficiência e com TEA passa pela criação de ambientes urbanos acessíveis e sensoriais, que respeitem as necessidades específicas desse público, especialmente durante a infância.
Reamilton explicou que como o programa ‘Adote um Espaço Público’ já permite a urbanização, manutenção e implantação de áreas de lazer por meio de parcerias com a iniciativa privada. “A presente proposta visa incentivar que os adotantes incluam espaços sensoriais acessíveis em seus projetos, com orientação técnica da administração municipal”, explicou.
Para o vereador, a medida irá fortalecer o compromisso de Anápolis com a inclusão social e o direito ao lazer e a convivência de todas as crianças. “Também irá representar um avanço significativo na construção de uma cidade mais acessível, acolhedora e preparada para as diversidades”, completou.